Como escrever com constância?
Essa é uma das perguntas e dúvidas que mais vejo rolarem por aqui. Percebo que a dificuldade de manter a constância em um projeto criativo é maior do que passar pela fase de começar a colocar em prática. E o que fazer para manter uma escrita constante, atravessando aquela fase inicial de ter uma ideia genial e escrever as primeiras linhas ou páginas?
Não existem dicas mirabolantes quando o ponto é constância. O principal é manter um acordo consigo mesmo, respeitando a trajetória daquele projeto que você começou com tanto carinho e daquela ideia que você tem certeza de que pode dar certo. Quem mais ganha com essa continuidade é você.
Mas notei que algumas práticas cotidianas me ajudaram a me manter mais estável na escrita, seja na produção de conteúdo online, na escrita literária ou nos trabalhos como jornalista ou redatora.
1. Escolha um horário fixo para escrever
2. Encontre um tema que te encanta e te motiva
3. Não se preocupe com o tamanho antes de começar
4. Encontre sua própria voz
5. Escreva sempre, mesmo que um pouquinho
Esses pequenos hábitos podem facilitar (e muito!) a sua relação com a escrita.
1. O horário fixo é um ótimo ponto de partida. Defina um tempo para escrever, mesmo que você só tenha meia hora. E realmente utilize essa meia hora para escrever alguma coisa, mesmo que pequenina, rabisque ideias, anote frases.
2. Escolher um tema que te motiva (seja por amor ou vontade de mudar) também é uma ótima pedida, afinal, é essa paixão por determinado assunto que vai ajudar a encontrar muitas possibilidades a partir daquele ponto de partida
3. Não se preocupe, sério. Apenas comece, deixe o texto fluir.
4. Encontrar a própria voz, espaço, ritmo e sonoridade da sua escrita, sem querer ser a cópia de alguém que você admira, também é um passo importante. É com essa voz autêntica que a escrita vai fluir mais fácil no seu cotidiano.
5. Esse último é um pouco óbvio. Escrever, apesar de envolver outros processos de inspiração, contemplação e criatividade, é como muitas outras atividades: quanto mais você faz, mais fácil fica fazer.
Então comece!