Como eu saí do 0 ao milhão na advocacia

Como eu saí do 0 ao milhão na advocacia

Sei que parece coisa de mentiroso, mas construímos uma empresa do 0, sem investimento, que ja bateu mais de 7 dígitos e que triplicou de tamanho ano passado, eu achei que não fosse possível, por isso comecei esse projeto.

Essa é a primeira news do Milhão no Direito, onde eu vou explorar o que eu, e o Lucas Mantovani fizemos para chegar nessa marca e como você também pode chegar lá.

A SAFIE Consultoria surgiu em 2020, fruto de uma mudança drástica na minha vida. Achei que estivesse dando tudo errado.

Originalmente, eu estava envolvido em um projeto pelo qual era apaixonado, mas percebi que não seria capaz de executá-lo, especialmente após o esgotamento do nosso financiamento (nosso dinheiro acaboukkk).

Então eu e o Lucas decidimos abrir a Cunha Mantovani Advogados, afinal ninguém quer passar fome né.

No início, nos voltamos para a venda de serviços de consultoria para empresas de tecnologia e inovação digital. No entanto, a jornada não foi nada fácil.

Embora tivéssemos muita vontade e uma pitada de desespero, demorou a engrenar. Sabíamos o que não queríamos: ser advogados tradicionais, lidando com processos judiciais. Por isso, escolhemos talvez o caminho mais difícil naquele momento: a consultoria.

Nossa relevância no campo da consultoria ainda é modesta, naquela época era menor ainda, e com isso também nos desviamos um pouco do foco.

Lançamos uma empresa chamada Marquei, que se concentrava no registro de marcas, enquanto a Cunha Mantovani Advogados focava na consultoria jurídica em si.

Nós ja sabíamos, mas ficou claro com a Marquei que nossa visão não se limitava a ser um escritório de advocacia. Queríamos ser indispensáveis para nossos clientes, estar integrados à operação deles e ajudá-los a minimizar a burocracia para que pudessem se concentrar no crescimento e nas vendas. Foi essa visão que nos levou a criar a SAFIE.

A SAFIE é uma empresa de terceirização de departamento jurídico por assinatura, que nasceu no final de 2022. Na época, estávamos participando de um programa de aceleração no BNDES, onde fomos selecionados como uma das empresas com alto potencial de crescimento.

Desde a criação de nossa empresa, aprendemos muito sobre como criar produtos escalonaveis e vender no campo de consultoria B2B. Nosso foco tem sido sempre empresas digitais, de tecnologia, startups e empresas inovadoras.

Nos últimos três anos, desde o início de nossa trajetória, alcançamos a marca de mais de 2 milhões vendidos.

Triplicamos o tamanho da nossa equipe apenas no último ano e criamos novas fontes de renda. Foi um período de aprendizado e crescimento, e durante esse tempo, construímos uma nova visão para a nossa empresa, hoje queremos ser mais do que jurídico.

Mas antes de falar de futuro, quero dividir contigo o que nos ajudou a chegar aqui:

  1. Tenha um ICP: Você precisa ter um ICP, que significa "Ideal Customer Profile". Você precisa de um ICP para descobrir para quem você quer vender. Se você não souber para quem vai vender, acabará gastando energia falando com muitas pessoas, sem conseguir converter ninguém. Isso pode levar à frustração, fazendo você acreditar que sua vida é ruim, que você é incapaz e que nada funciona. Digo isso porque já passei por isso várias vezes, sentindo-me assim por não ter foco no ICP.
  2. Faça outbound pelo LinkedIn: Eu duvido que, se você pegar o telefone agora para ligar para várias pessoas que estão no ICP, você não vai conseguir marcar uma reunião. É claro que vai, você só é preguiçoso e não quer pegar o telefone para ligar. Não adianta ficar querendo que as coisas aconteçam sem ir atrás delas. Quer começar a vender um produto, quer começar a vender um projeto, e a gente não começa por medo de dar errado porque acha que vai dar muito trabalho. Para fazer Outbound no LinkedIn, você precisa de um trial de conta premium, quem são seus ICP, definir o produto que você vai vender e correr atrás para fazer a venda, falar com várias pessoas dentro de uma cadência organizada de comercial.
  3. Escolha um NICHO e foque nele: O nicho é importante basicamente porque ajuda a alcançar escala em uma vertical comercial. Digamos que seu nicho seja vender aposentadoria por invalidez para pessoas que moram próximo à áreas muito poluídas. Você ja tem cases? Ja sabe cobrar? Então esse é um nicho específico no qual você deve focar. Ele vai te ajudar a conseguir mais indicações, ter mais casos para esse nicho específico e ganhar relevância no mercado. Isso tudo facilita as vendas. Portanto, quando você está começando, ter um nicho é como acelerar a sua capacidade de entrega e venda. Mesma coisa com tecnologia, com propriedade intelectual, restaurantes, etc, quanto mais específico melhor um nicho para dar aquele start.
  4. Prospecção, prospecção e mais prospecção: Clientes são o combustível de uma empresa. Sem clientes, você não tem um negócio. Por isso, não se pode ficar esperando que os clientes batam à sua porta. Não se pode ficar à mercê do mercado. Isso não funciona, por isso você precisa estar sempre prospectando.Prospecção significa estar sempre iniciando conversas, identificando quem faz parte do seu público-alvo e gerando oportunidades de venda. É preciso gerar valor para essas pessoas. Quando você está constantemente gerando leads, você não tem problema de falta de clientes. Se você estiver prospectando bem, nunca vai faltar cliente para você realizar reuniões e sempre terá trabalho a fazer.Além disso, a prospecção diminui a imprevisibilidade no mercado. Se você sabe com quem está falando e o que precisa fazer para atingir sua meta, a prospecção se torna vital. Você deve estar prospectando o tempo todo.
  5. Batendo nos Pontos de Dor: O foco deve ser fazer perguntas que revelam os problemas que você quer resolver e demonstrar como você pode de fato entregar uma solução. Em vendas b2b você deve agir como um consultor, orientando os prospects a perceber a necessidade de nossas ofertas sem fornecer a solução antes do necessário.
  6. Aceite erros e desconforto para o crescimento: erros e desconfortos são partes inevitáveis e essenciais tanto do crescimento pessoal quanto empresarial, você não vai chegar a lugar nenhum sem se foder. Todas as falhas, dores, dificuldades, merdas são professores, oferecendo lições que contribuem para o autodesenvolvimento e desenvolvimento dos negócios. Todo problema é uma oportunidade de crescimento.

Hoje meio que inconscientemente criamos essa receitinha que aplicamos basicamente em nossos novos produtos, testamos e executamos com conhecimento prático.

Como você faz na sua empresa jurídica hoje?

#MilhãoNoDireito #consultoria #serviçosjurídicos #vendas #safie #vendasB2B #prospecção #empreendedorismo #advogado #advocacia

Rafael Tatsuo Yostsui

Fundador na Alta Escala | Aceleradora Comercial

9 m

👏🏻

Walter Souza

Founder & CEO, Buildflex.io

9 m

Parabéns pela conquista mas também pela caminhada, como nós empreendedores sabemos, é muito mais sobre a caminhada do que sobre a chegada 😅

Mariana Benjamin Costa

Ética | Privacidade | Proteção de Dados Pessoais

9 m

Sensacional. Tô feliz demais de fazer parte dessa história!

Victor Sad

Advogado de Startups & co-Founder InclusiVR | Edutech | Deeptech | Health tech | Digital

9 m

Trajetória inspiradora! Excelente conteúdo.

Ubiràttam Alessio

Especialista em Fundraising do Anjo a Série A | Captação de Investimentos | CFO as a Service, Modelagem Financeira e Valuation | Mentor no @InovAtiva e na @Abstartups

10 m

Parabéns ítalo primeiramente pela coragem em compartilhar a jornada do zero e abrir um pouco como tudo começou, indício de jornada nem sempre é fácil e agora você consegue contribuir ainda mais para o seu ecossistema, sucesso nos próximos degraus!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos