Como eu vou fazer para garantir que irei cumprir minhas resoluções de Ano Novo

Como eu vou fazer para garantir que irei cumprir minhas resoluções de Ano Novo

Eu sempre tive dificuldade de manter minhas resoluções de ano novo, acho que todos nós temos esse problema, certo?

E como eu vou fazer para garantir que eu cumpra com o que eu me comprometi?

Eu defini metas mais realistas e procurei alinhar essas metas com hábitos diários. Vou te passar um roteiro para você entender como eu faço, vamos lá!

Definir Metas Realistas e Específicas

O primeiro passo e ser realista: Metas muito grandes podem levar ao desânimo, por isso resolvi ser mais específico. Ao invés de simplesmente “preciso emagrecer” eu resolvi colocar “fazer exercício físico por 30 minutos cinco vezes por semana”.

Além disso eu preciso considerar o meu contexto. Pensar no meu “ecossistema”. Eu moro com alguém que compra muitas guloseimas, então, eu já montei um esquema na minha cabeça: eu não vou comer bobagens nem fazer “biliscos” nos intervalos das refeições. E sim, isso algo que eu consigo com facilidade, eu não fico desesperado por guloseimas, e consigo dizer não tranquilamente.

Transformar Objetivos em Hábitos Diários

Isso é fundamental: Foco na rotina. Ao invés de apenas dizer que vou ter disciplina financeira eu resolvi estabelecer alguns objetivos mensais: economizar 20% da minha receita mensal.

E para garantir que eu vou fazer quebrei a meta em etapas, vou fazer check points semanais de como estamos indo no mês. A ideia é concentrar em ações produtivas e constantes, como por exemplo pagar tudo no dinheiro ou no cartão de débito, assim eu sinto a dor do dinheiro saindo no saldo da conta todos os dias. E toda vez que entra dinheiro na conta eu já separo os 20% na conta de reservas. Assim garanto que vou conseguir cumprir a meta mensal.

Antecipar Obstáculos e Planejar Soluções

Estou tentando me programar como ire agir em cada momento para ligar com as objeções e com os obstáculos. Estou tentando identificar tudo o que pode atrapalhar meus objetivos, como falta de tempo, preguiça, influências externas e já estou definindo como vou driblar essas situações.

Vou use recursos de apoio, por exemplo, um dos meus obstáculos é tempo, então estou acordando mais cedo e me organizando para executar a tarefa em horários específicos, usando a agenda como apoio. Assim como você precisa encontrar o que está te impedindo de fazer o que se propôs a fazer e tratar desse problema antes de conseguir fazer a tarefa que resolveu fazer, eu resolvi tratar de tudo o que eu sinto que pode ficar no meu caminho.

Criar Hábitos de Substituição

Estou trabalhando para trocar comportamentos indesejados por outros mais saudáveis. Um dos meus objetivos é beber menos refrigerante (Coca-Cola, especificamente), então estou mantendo um substituto à mão (água mesmo, numa garrafa linda que fica ao meu lado na mesa), assim sempre que eu sinto vontade de beber algo eu procuro tomar água, ao invés de contar que vou até a geladeira, abrir a porta e olhar pra Coca-Cola. Assim, com a água ao meu lado a preguiça de ir até a geladeira reforça o fato de que tomar água é o que eu preciso e deixo a Coca-Cola para as refeições. Se eu conseguir mudar de hábito e, ao invés de tomar 2 litros de Coca-Cola por dia tomar apenas dois copos, um no almoço e um no jantar, já é um avanço enorme.

Monitorando e Ajustando o Progresso

Eu criei um sistema para acompanhar diariamente o meu progresso. Para a Coca-Cola, por exemplo eu troquei a garrafa de 2 litros por garrafinhas de 200ml. Assim mantenho apenas duas garrafinhas na geladeira por dia. Isso me ajuda a controlar que eu não tenho mais Coca-Cola par ao dia.

Para a disciplina financeira eu coloquei a meta de 20% de tudo o que entra eu mover para a conta de reservas.

E eu anoto os valores movidos para as contas, isso aumenta a minha responsabilidade pessoal com a economia.

E eu reavalio semanalmente. Semanalmente sentar com a minha esposa e bater os valores gastos e os valores economizados. Se a meta ainda faz sentido ou se precisa ser ajustada (talvez diminuir ou alterar alguns aspectos) podemos ajudar nesses momentos.

Buscando Apoio e Trocando Experiências

Uma das coisas que os gurus aconselham é que a gente conte para outras pessoas, a ideia é se comprometer com os resultados. Falar sobre sua resolução cria um senso de responsabilidade e pode gerar suporte quando você precisa de incentivo. Eu comecei por vocês. Já estou contando para todo mundo que ler este artigo e vou dar check points para vocês ao longo dos próximos meses, a cada semana, quando escrever meu artigo semanal.

Eu também estou fazendo isso nos grupos que eu participo. Participar de grupos de apoio ou networking — seja para emagrecer, economizar ou trocar experiências profissionais ajuda a manter o foco no objetivo. E vou usar muito isso! Me acompanhe por aqui e você irá participar dessa jornada comigo.

Aliás, se você também estiver nessa vibe e quiser compartilhar comigo as suas resoluções, eu estou à disposição para participar do seu desafio e te ajudar, assim nos ajudamos mutuamente. É só compartilhar comigo nas minhas redes sociais, em privado ou em público, como você se sentir melhor.

Mantendo a Energia e Sendo Flexível

Cuidar da saúde física e mental é muito importante, então inclui nesse desafio de emagrecer uma meditação diária. Meditar por 30 minutos com a Gabriela Frantz todos os dias as 6h30 da manhã me ajuda a manter o foco e realizar minhas tarefas.

Eu normalmente já durmo bem, mas estou me provocando a não levar o celular para o quarto, ler 20 páginas de um livro por dia e dormir mais cedo. Isso vai ajudar a minimizar o estresse e recarregar as energias. Porque vou pro quarto e se não estiver com sono eu leio. Ler me dá sono, daí eu durmo cedo e quando acordo pela manhã não tem o telefone para ficar na internet, daí levando e vou começar o dia. Uma coisa puxa a outra. Isso é encadear os hábitos. O simples fato de não levar o telefone pro quarte desencadeia uma serie de outros hábitos saudáveis.

E eu sei que tenho que, eventualmente, ajustar a rota. Não há nada “escrito em pedra”. Se eu perceber que minhas metas estão me distanciando do que eu quero ou que está atrapalhando minha convivência com a família ou qualquer outro problema que eu não tenha vislumbrado antes, não há problema em adaptar o plano. Aprender no caminho faz parte do processo. Vai acompanhando aqui que você vai ver e comentar sobre essas mudanças. Eu sou muito grato pelo que já conquistou e quero continuar conquistando. Reconhecer avanços (mesmo que pequenos) aumenta a resiliência e a disposição para continuar. Então, pretendo continuar mostrando por aqui o que eu ando fazendo.

Para cumprir as nossas resoluções de Ano Novo nós não precisamos de um esforço tipo “tudo ou nada”. Basta estabelecer objetivos claros, dividir tarefas, monitorar o avanço, buscar apoio e, principalmente, manter uma mentalidade de aprendizagem, assim a gente se ajusta e se prepara para ter sucesso neste novo ano.

A chave do problema é a disciplina. A motivação e estratégias bem definidas ajudam, claro, mas a disciplina é fundamental. Nossas promessas podem realmente durar o ano inteiro e além, mas nós temos que transformar essas resoluções em hábitos. Senão elas não acontecem.

Somente assim nós iremos atingir os seus objetivos.

Se você ainda não me acompanha, basta clicar nos links que estão nos comentários dos meus vídeos do Youtube ou no link da minha Bio e você poderá acompanhar o desenrolar dessa minha jornada.

Conto com você para me ajudar a manter o foco.

Feliz Ano Novo para você!

Abraços,

Roberto Campos

Roberto Pinto Jr

CEO no Alencar Pinto Advogados | Soluções Jurídicas para Empresas, Investidores e Famílias | Estratégia, Gestão, Negócios e Tecnologia

11 h

É isso aí!

Camila Ruas

Advogada Trabalhista | Controller Jurídico

1 d

Excelente, vou usar de exemplo

Anderson Campolina

Frontend Dev | Web3 | Node.js | React.js + Next.js | Typescript | Fullstack with Supabase or Nest.js

1 d

Bacana Roberto

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roberto Campos Lima

Conferir tópicos