Como Evitar Novos Processos Trabalhistas
Com o diagnóstico completo dos setores e das relações de trabalho, é possível identificar ferramentas extrajudiciais que geram negociação e resolução de conflitos.
Será que vale a pena ir até o final de uma reclamação trabalhista?
Faça as contas:
Faça um levantamento detalhado dos riscos e possíveis perdas. A empresa ou empresário terá algum proveito ou custos com o resultado da ação? Responda essas questões e avalie se é melhor criar alternativas para resolução antes da sentença.
Como fica a reputação da empresa:
É importante levar em consideração os riscos reputacionais envolvidos com o processo, e avaliar como a situação pode ser percebida pelo público em geral e os clientes. A imagem e a marca precisam ser preservadas.
Vale a pena fazer um ACORDO:
Um acordo justo é benéfico para todos e pode economizar tempo, dinheiro e evitar desgastes desnecessários.
E como evitar NOVOS PROCESSO:
É preciso analisar se o motivo que gerou a reclamação trabalhista, pode ser mapeado e as possíveis soluções como adoção de:
Treinamentos;
Implementação de políticas internas;
Criação de código de ética e conduta;
Análise jurídica das relações de trabalho.
Entre outras ações que podem ser adotadas.
Muitos Conflitos inclusive os trabalhistas podem ser evitados!
Quando existe uma equipe multidisciplinar (Psicólogos, Advogados, Contadores e etc..), para auxiliar a empresa e os empresários na resolução dos conflitos cotidianos, várias ações poderiam ser evitadas e resolvidas internamente.
O ambiente de trabalho é um local onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo, então é natural que lá se tenham acontecimentos de todas as naturezas.
Prevenção e manutenção das relações com clientes e colaboradores devem fazer parte da missão dos novos negócios.