Como evitar o "turnover" em sua empresa
Recente estudo do Gartner com 5.000 profissionais apontou que 78% não se sentem encorajados por seus líderes a explorar possibilidades de carreira na empresa.
Resultado disso, muitos pedem demissão, gerando para a empresa uma despesa muito alta.
Estima-se que o custo para substituir um colaborador que sai da empresa gira em torno de 1,5 a 2 vezes seu salário anual.
Por esse e outros motivos que um bom planejamento e uma boa gestão de carreira seja fundamental para reter os talentos e diminuir o turnover nas empresas.
Quando líderes e liderados colaboram no planejamento e desenvolvimento de carreira, isso fortalece a relação entre eles e promove não só o alinhamento de objetivos, como uma visão clara de onde pode se chegar em termos de carreira na própria empresa.
O trabalho conjunto entre líderes e liderados no planejamento de carreira facilita o alinhamento de objetivos organizacionais e individuais. Os líderes podem fornecer clareza sobre as expectativas e direcionar os liderados em relação às oportunidades que suportam os objetivos da empresa. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Recomendados pelo LinkedIn
Quando os líderes demonstram interesse genuíno no desenvolvimento de carreira de seus liderados, isso aumenta o engajamento e a motivação no trabalho.
Os liderados sentem-se valorizados e apoiados em suas ambições, o que leva a um maior comprometimento com os objetivos organizacionais e uma maior dedicação em alcançá-los.
O planejamento de carreira eficaz contribui para a retenção de talentos.
Quando os líderes investem no desenvolvimento de seus liderados, isso cria um senso de valorização e senso de pertencimento. Os liderados são mais propensos a permanecer na organização, uma vez que veem oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
A colaboração entre líderes e liderados no planejamento de carreira contribui para o sucesso organizacional a longo prazo. Isso ocorre porque os profissionais estão alinhados com os objetivos da empresa, desenvolvem habilidades relevantes e estão motivados a contribuir com seu melhor desempenho.
Ao trabalhar juntos no planejamento de carreira, líderes e liderados promovem um ambiente de crescimento, aprendizado e desenvolvimento mútuo. Essa parceria ajuda a construir uma cultura de desenvolvimento contínuo e contribui para o sucesso individual e organizacional.