Como evitar perdas no supermercado?
Perder mercadoria significa baixas vendas e perda de x% do seu faturamento mensal e/ou anual, sucede na falta de investimentos para outros setores, sem a otimização no controle de qualidade e no rendimento dos colaboradores.
De acordo com a 21a Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), relatou as principais causas de perdas:
Como observado no relato, a quebra operacional é a perda mais preocupante para o supermercado por três seguintes fatores, resulta na atenção aos detalhes e planejamento de antemão.
Sistemas operacionais obsoletos
O 1° fator refere-se a utilização de máquinas e ferramentas ultrapassadas que porventura ocasiona mais atrasos, manutenções e prejuízos por não estarem perfeitamente adequadas aos seus requisitos e exigências.
Segundo Carlos Henrique Figueroa, do Supermercados 14, empresa que atua na área de supermercados e mercearias na região de Araraquara, retirado do artigo Elo, conta que: “com a demanda dos nossos clientes, precisamos de agilidade e segurança ao mesmo tempo. Dentro de um supermercado, um produto passa por vários processos de logística e para isso é necessário ter parceiros de confiança e equipamentos de qualidade”.
Ao adquirir equipamentos tecnológicos como porta rápida, gestão de estoques, delivery, redes sociais, entre outros, para fazer todo o processo do seu supermercado a fim de otimizar a produção, obter ótima qualidade e ser uma assistência para os colaboradores.
Fazer tal investimento permitirá usar tal lucratividade para demais áreas do mercado a ponto de solucionar outras questões ou divergências ocorridas, além de sempre fazer melhorias para tornar um modelo recorrente.
Falta no controle de qualidade
O 2° fator é motivada pela sequela anterior ao ocasionar prejuízos pela carência provocada em não fazer a supervisão adequada com auxílio dos equipamentos necessários.
De acordo com SG Sistemas relata que produtos mesmo dentro de sua validade é possível perder produtos por deterioração como os laticínios, que se não forem bem refrigerados, podem estragar.
Recomendados pelo LinkedIn
Para evitar tal tipo de situação, onde você poderá ter o controle e a fiscalização da mercadoria que passa do estoque para as prateleiras e refrigeradores.
Por exemplo, a porta rápida é um acréscimo no supermercado ao impossibilitar a entrada de bactérias e sujeiras nas áreas concentradas no teor de qualidade para que a mercadoria não seja desvalorizada ou sofra perda.
Redução na eficiência de produtividade
O 3° e último fator é resultado das duas consequências acima por não promover os equipamentos necessários e falta de estabilidade na empresa.
Quando os colaboradores não sentem segurança no ambiente trabalho tanto para a sua condição física quanto para a sua condição mental, o rendimento tende a cair e as atividades diárias acumularem até se tornar um problema.
Segundo BEECORP, em 2021, relata que investir na segurança é uma forma de evitar dores de cabeças como prejuízos e imprevistos a fim de evitar processos trabalhistas e pessoas machucadas.
De acordo com o blog Indumak, em 2022, registra que os principais benefícios dos equipamentos ergonômicos são: a melhora na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, aumento na segurança do trabalho e melhora significativa no desempenho e na produtividade.
Você requer que o atendimento ao cliente e a mercadoria estejam cumprem com os devidos requisitos da norma da empresa a fim de entregar um serviço de qualidade para o seu cliente, certo?
Então, motivar os seus trabalhadores é o que complementa o sistema operacional do seu supermercado para avançar e atingir o topo de ser uma marca diferenciada e de respeito, seja para os colaboradores, clientes e concorrentes.
Qual está sendo a sua dificuldade em suprir as carências do seu supermercado?