Como as fábricas podem se manter atualizadas com a Indústria 4.0 sem fazer grandes investimentos?
Agora, com o surgimento de novas tecnologias, é um momento emocionante para a indústria de manufatura. A onda de novas tecnologias abre oportunidades para as empresas darem passos rumo a uma maior flexibilidade, sustentabilidade e produtividade. A Indústria 4.0 também está simplificando novas formas para humanos e máquinas trabalharem juntos, permitindo que as empresas obtenham maiores insights, reduzam o risco de erro e tomem melhores decisões. Por fim, a Indústria 4.0 está definida para se estabelecer em todo o ecossistema de manufatura. Mas somente compreendendo e adotando as tecnologias líderes da Indústria 4.0, os fabricantes permanecerão na vanguarda desta nova era digital.
O que a Indústria 4.0 significa para as fábricas:
Interoperabilidade: máquinas, dispositivos, sensores e pessoas que se conectam e se comunicam entre si.
Transparência da informação: os sistemas criam uma cópia virtual do mundo físico por meio de dados de sensores para entender as informações.
Assistência técnica: tanto a capacidade dos sistemas de apoiar os humanos na tomada de decisões e na resolução de problemas quanto a capacidade de auxiliar os humanos em tarefas que são muito difíceis ou inseguras.
Tomada de decisão descentralizada: a capacidade dos sistemas ciberfísicos de tomar decisões simples por conta própria e se tornar o mais autônomo possível.
Recomendados pelo LinkedIn
Monitoramento de fábrica em tempo real, como funciona:
O cliente conecta seu maquinário para monitorar o processo geral da fábrica no centro de sua produção. Isso é possível com a instalação de sensores nos equipamentos, que são usados para coletar dados: medidores, peças, condições da máquina, tempo de trabalho da máquina e fornecer informações.
Depois de coletados, as ferramentas avançadas de análise de dados processam os dados em tempo real, alertam os trabalhadores quando quaisquer gargalos nas operações de produção são identificados e fornecem feedback em tempo real sobre o produto que está sendo fabricado.
A adoção dessa abordagem ajuda a analisar quais são as perdas de eficiência de fabricação e a fazer planos de melhoria para o futuro. Uma maior percepção das operações da fábrica suporta uma tomada de decisão melhor e mais rápida em toda a organização, permitindo reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos e otimizar os processos de produção.
Com o COGTIVE você acompanha seu chão de fábrica em tempo real e obtém o real potencial da sua linha de produção.
Quer se manter atualizado sobre manufatura e Indústria 4.0? Clique aqui e acompanhe nosso blog.