Como a fachada da sua academia beneficia o seu negócio
Você sabia que uma pesquisa da EVO Amp revelou que apenas 13% dos clientes que consideram a estrutura das suas academias ruins têm intenção de renovar suas matrículas?
Perceba bem o que o número diz: quase 70% dos clientes de academias com más estruturas não têm desejo de renovar suas matrículas.
E qual é a primeira coisa que os clientes vão olhar numa academia?
A fachada, ora!
Isso mesmo. É a fachada que primeiro vai gerar atração ou rejeição dos seus clientes. Eu arriscaria a dizer que, a menos que sua propaganda nas redes sociais seja muito eficiente, as pessoas simplesmente não vão entrar para conhecer sua academia se elas não se sentirem atraídas à primeira vista.
Existem algumas dicas para você ter em mente que podem te ajudar bastante na hora de definir essa parte tão importante do seu projeto arquitetônico.
Vamos a elas.
Transmita um recado imediato
Na hora de definir como vai ser a fachada do seu negócio, a primeira coisa que se tem que ter em mente é saber quem seu público e o que ele quer de você. O seu negócio deve refletir as intenções do seu público de maneira evidente para todo mundo ver já na rua.
Por exemplo, se você tem um espaço de wellness que é focado no público feminino, deve planejar a sua fachada de maneira que ela atraia a atenção de mulheres, para que elas entendam imediatamente que aquele espaço é feito para elas. O importante aqui é que a estética do seu espaço traga familiaridade para o seu cliente; ela tem que refletir os objetivos que o seu cliente quer atingir.
Isso também quer dizer que o seu potencial cliente deve entender rapidamente qual é a proposta da sua academia. Você só tem uma chance para fazer isso, e esse entendimento tem que ser imediato. Tente investir em designs arrojados, que capturem a atenção dele de imediato. O que vai acontecer é uma associação na mentalidade do seu cliente. Ele pensará: Este é um lugar que cuida dos detalhes. A palavra-chave aqui é “cuidar”. Seu cliente quer cuidar de si e procura um lugar que transpareça esse cuidado.
Atente para as luzes e as cores
Na hora de pensar na fachada, invista nas cores certas — as que chamam atenção ao mesmo tempo que falam a respeito do trabalho que a sua academia faz. Como falamos no exemplo anterior, uma academia voltada para mulheres tem que investir em cores femininas na fachada. Não precisa ser tudo rosa, mas detalhes que atraíam a atenção desse público são fundamentais.
Sua academia é mais masculina, é mais voltada para exercício bruto e pesado? Verde-oliva e preto podem ser boas opções. Ela é mais diversificada, mais voltada para o cliente comum? Utilize as cores primárias. Tudo depende da sua proposta e do seu contexto. Escolha sabiamente.
Da mesma forma, a iluminação da sua fachada deve destacar elementos importantes, como a logo da sua academia. Spots posicionados de maneira estratégica podem conferir um ar de sofisticação adequado para certo tipo de público. A logo da academia pode ter iluminação própria, o que vai aumentar a chance de as pessoas verem, e, portanto, memorizarem a marca da sua academia.
Logo simples e atraente
Falando em logo, não negligencie esse aspecto na fachada do seu negócio! A função da sua logo é facilitar que as pessoas memorizem o nome do seu negócio, então uma logo simples e atraente vai te ajudar bastante. Dê preferência para logos que tenham tipografia fácil de ler, com nome o mais curto possível e de fácil memorização e evite ícones que contenham muitas informações. A logo transmite uma mensagem imediata e um nome. Ambos têm que impressionar e ficar gravados na memória do cliente. Obviamente, a logo ocupa um lugar de destaque em qualquer fachada.
Explore seu potencial interior
O layout do seu negócio deve estar integrado de maneira orgânica com a fachada. Não adianta investir em equipamentos novos e belíssimos se só quem vai vê-los são as pessoas que já são clientes. Quem deseja se matricular numa academia, tem que ter a sensação imediata que aquele é um lugar bacana, limpo, organizado e atrativo. Usar vidros panorâmicos pode ser uma forma muito interessante de mostrar um pouco do que tem dentro da sua academia e instigar mais a curiosidade de um cliente potencial.
Fachada virtual
Finalmente, não esqueça da tecnologia. Ao contrário do que muita gente pensa, a rua hoje já começa na casa das pessoas, na frente da tela do computador.
É isso mesmo o que você leu. Hoje em dia, cada vez mais pessoas procuram locais para fazer exercício utilizando tecnologias como o Google Street View ou buscando imagens e informações na internet.
Portanto, não dá só para apostar em chamar atenção de quem passa fisicamente na frente do seu negócio. A sua academia também deve estar preparada para ter um bom look na rede. Com isso, é importante que você se cadastre em aplicativos como o Google Maps.
Pensar em bons espaços para academias pode ser uma tarefa difícil, já que muita gente ignora a importância da estética para este tipo de ambiente. E é exatamente por isso que você deve se preocupar — isso demonstra que você já está preparado para ocupar um espaço de liderança no mercado, algo reservado para poucos.
Boa sorte!