Como fazer código naufragado

Como fazer código naufragado

Já li artigos que fala mais ou menos assim “como desenvolver soluções de códigio robustas”, “os 4 passos para um código eficiente”, “habilidades requeridas para de um bom desenvolvedor”, e por aí vai.

Então, na contramão de soluções mágicas para problemas complexos, resolvi escrever esse texto.

Abaixo minha percepções pessoais sobre a ilusão e as fantasias que giram em torno da área de tecnologia da informação, que muitos sabem, mas a maioria fecha os outros.

O tempo de desenvolvimento é curto

É ilusão achar que o tempo para concluir o trabalho é infinito, justamente porque existe limitação de orçamento.

Assim como construir uma casa tem orçamento para levantar muro, teto, cozinha, banheiro, elétrica, hidráulica e acabamentos, desenvolver aplicações não seria diferente.

Portanto, tenha em mente que o orçamento é limitado, portanto, o tempo também.

Jamais vão contar tudo

Essa é muito simples, porque não te contam tudo? Porque não sabem nem por onde começar.

Realizei alguns trabalhos de levantamento de requisitos, e hoje não é de surpreender como o desenvolvedor precisa ser uma pessoa diferenciada cada vez mais, justamente pela complexidade das integrações, definições e fragmento das informações.

É quase impossível encontrar em uma única pessoa a capacidade de dominar o fluxo de desenvolvimento de uma aplicação de ponta a ponta.

Não é complexo, é você que não conhece

É muito fácil para quem sabe dizer que não é complexo.

Preste sempre atenção quando você afirmar que “não é tão simples assim”.

Sempre você será contestado, e isso não tem nada a ver com você, mas com um mecanismo que todos nós temos que é “a necessidade de contestar”

A necessidade de contestar dá a sensação que estamos certos e conhecemos o que estamos falando.

Pura ilusão, te garanto, basta experimentar com pessoas próximas e verá que não tem nada a ver com você, é um bug na mente que todos temos, seja em casa, no trabalho ou com amigos.

Seus sonhos são mais importantes

Não é por egoísmo, é por sobrevivência que pensamos primeiro em nós.

A ideia de escrever esse texto com o título “como fazer código naufragado”, é despertar na minha pessoa e em você que chegou até aqui, uma única certeza: “vamos morrer”.

Portanto, no intervalo, aproveite para entender que vamos falhar, vamos errar, e não sou eu nem ninguém que vamos ensiná-lo a fazer código naufragado, porque diariamente falhamos, erramos, mas o que mais importa é respondar uma simples pergunta: quantas vezes está disposto emergir com seu código naufragado?

São seus sonhos, lute por eles.

Forte abraço.

Adeilton.com

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos