Como fazer código naufragado
Já li artigos que fala mais ou menos assim “como desenvolver soluções de códigio robustas”, “os 4 passos para um código eficiente”, “habilidades requeridas para de um bom desenvolvedor”, e por aí vai.
Então, na contramão de soluções mágicas para problemas complexos, resolvi escrever esse texto.
Abaixo minha percepções pessoais sobre a ilusão e as fantasias que giram em torno da área de tecnologia da informação, que muitos sabem, mas a maioria fecha os outros.
O tempo de desenvolvimento é curto
É ilusão achar que o tempo para concluir o trabalho é infinito, justamente porque existe limitação de orçamento.
Assim como construir uma casa tem orçamento para levantar muro, teto, cozinha, banheiro, elétrica, hidráulica e acabamentos, desenvolver aplicações não seria diferente.
Portanto, tenha em mente que o orçamento é limitado, portanto, o tempo também.
Jamais vão contar tudo
Essa é muito simples, porque não te contam tudo? Porque não sabem nem por onde começar.
Realizei alguns trabalhos de levantamento de requisitos, e hoje não é de surpreender como o desenvolvedor precisa ser uma pessoa diferenciada cada vez mais, justamente pela complexidade das integrações, definições e fragmento das informações.
É quase impossível encontrar em uma única pessoa a capacidade de dominar o fluxo de desenvolvimento de uma aplicação de ponta a ponta.
Não é complexo, é você que não conhece
É muito fácil para quem sabe dizer que não é complexo.
Preste sempre atenção quando você afirmar que “não é tão simples assim”.
Sempre você será contestado, e isso não tem nada a ver com você, mas com um mecanismo que todos nós temos que é “a necessidade de contestar”
A necessidade de contestar dá a sensação que estamos certos e conhecemos o que estamos falando.
Pura ilusão, te garanto, basta experimentar com pessoas próximas e verá que não tem nada a ver com você, é um bug na mente que todos temos, seja em casa, no trabalho ou com amigos.
Seus sonhos são mais importantes
Não é por egoísmo, é por sobrevivência que pensamos primeiro em nós.
A ideia de escrever esse texto com o título “como fazer código naufragado”, é despertar na minha pessoa e em você que chegou até aqui, uma única certeza: “vamos morrer”.
Portanto, no intervalo, aproveite para entender que vamos falhar, vamos errar, e não sou eu nem ninguém que vamos ensiná-lo a fazer código naufragado, porque diariamente falhamos, erramos, mas o que mais importa é respondar uma simples pergunta: quantas vezes está disposto emergir com seu código naufragado?
São seus sonhos, lute por eles.
Forte abraço.