Como fazer uma boa apresentação de resultados por Vicente Falconi
Eis um problemão. nunca nos ensinaram na escola a lógica da comunicação e, no entanto, a habilidade de transmitir ideias de maneira eficiente está presente em quase tudo o que fazemos. O que estou fazendo agora, respondendo à sua pergunta, é comunicação. Não vivemos sem comunicação, e aqueles que se comunicam melhor levam muita vantagem na vida.
De tanto apanhar nesse tema acabei deparando com um livro chamado The Pyramid Principle, da especialista americana Barbara Minto. Ali aprendi, entre outros aspectos, que, quando for fazer uma apresentação, a primeira coisa é mostrar o resultado final. Isso para mim, hoje, é o óbvio. Mas não era assim no passado.
Geralmente contamos toda uma “ladainha” de coisas que foram feitas para depois, lá no final, quando todos já estão dormindo ou saíram da sala, contar o resultado. Qual é a importância de mostrar o resultado antes? Só assim é possível despertar na plateia o interesse e a pergunta: “Mas como ele conseguiu isso?” Aí você responde: “Conseguimos esse resultado da seguinte maneira”, e faz sua apresentação.
Um fator muito importante é o número de slides. Se você tem meia hora, serão dez slides no máximo. Um slide para cada 3 minutos. É muito comum pessoas se perderem pelo excesso de slides: em determinado ponto da apresentação, percebem que não vai dar tempo de mostrar tudo e começam a improvisar e a pular slides.
Passam uma mensagem desastrosa de pessoa desorganizada. Faço algumas considerações sobre isso em meu último livro, O Verdadeiro Poder. Uma boa comunicação pode ser vital para sua carreira. Pode ser a diferença entre o tudo e o nada.
Consultora de Produtos Totvs Techfin
8 aDica muito boa para otimizar seu tempo !