Como fazer uma boa "Sacolada"...

Como fazer uma boa "Sacolada"...

ACERTE NA VENDA DIRECIONADA

Cada dia que passa se torna mais difícil trazer o cliente para dentro da loja - Seja pela falta de tempo de ir até a loja, seja pela problemática da falta de estacionamento, seja pela má localização de um estabelecimento ou até mesmo pela timidez de enfrentar atendentes pouco sagazes. Com isso, o mercado varejista adotou uma nova forma de vender conhecida como “sacolada”, que nada mais é que a seleção de alguns produtos (geralmente pré-escolhidos e direcionados a cada cliente) e entregue para que possam experimentar em casa.

É fato que nosso tempo está cada vez mais escasso e a disponibilidade que temos são utilizadas para outras finalidades o que aumenta ainda mais o numero de vendas pelas lojas virtuais (e-commerce), forçando os profissionais de loja física a adaptarem seus métodos de venda utilizando esse novo artificio.

Mas isso não garante uma venda certa!

 A pressão ocasionada pela queda das vendas, estoques altos, vendedores com metas inalcançáveis, dentre outros problemas, está gerando um certo “desespero” no comercio. São inúmeros clientes recebendo ligações insistentes dia após dia, “sacoladas” que chegam em suas residências sem mesmo terem sido solicitadas que acabam retornando a loja sem, ao menos, serem abertas.

O que fazer para não cair nessa cilada??? Aqui vão algumas dicas de como fazer boas “sacoladas”:

·        Procure tem sempre um cadastro em seu ERP (Sistema) o tipo de produto, tamanhos e estilos que seu cliente costuma comprar;

·        Envie apenas os produtos que tenham o perfil de seu cliente e tenha cautela para não enviar o mesmo produto mais de uma vez;

·        Nunca mande mais que 20 peças por sacola. Isso pode parecer desespero e se o cliente não estiver afim, não visualizará metade dos produtos;

·        Mande combinações prontas e sugira ocasiões onde possa usá-las. Vale ficar atento a eventos em que o cliente poderá participar (Ex: casamento, rodeio, Baile do Havai, Reveillon, etc);

·        Crie uma mala personalizada para sua loja;

·        E nunca esqueça de padronizar o atendimento (seja ele em sua loja física ou na casa do cliente).

É importante ressaltar que ainda existem clientes que prezam pela experiência de compra tradicional – Ir até a loja, ser bem recebido (a) por um profissional altamente treinado, num ambiente bem montado, aconchegante, agradável aos olhos, ouvidos, nariz, tato e paladar. O maior desafio aí será a fidelização. Como fazer? O que fazer?

No próximo artigo darei algumas sugestões e creio que serão uteis e de extrema importância a todos os profissionais da área e aos que querem ingressar no ramo.


Wilian Luis Domingues

CIO na Tempo | Tecnologia e Inovação

8 a

O artigo está muito bem escrito. Fica claro que fazer sacola é também uma forma de ter uma estratégia de vendas. Em tempos difíceis isso é fundamental.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos