Como fazer uma gestão colaborativa

Como fazer uma gestão colaborativa

Você é líder e não entende o medo dos colaboradores em colaborarem, questionarem ou exporem seu ponto de vista a respeito de uma situação. O que fazer? 

O líder 360: 

Clichê ou não quando falamos de liderança, principalmente no contexto brasileiro, é preciso liderar em parceria. Não somente parceria para realizar as tarefas cotidianas e solucionar problemas organizacionais, é também gerir na vida.

Um funcionário com problemas pessoais/ dificilmente irá se expor por medo de perder o emprego. Crie um ambiente de confiança e de parceria pessoal e profissional, quanto mais operacional mais isso se torna uma premissa. Assim ele irá colocar o seu ponto de vista e entrará em discussões produtivas. 

Passar o bastão: 

Delegar e gerenciar. É comum ouvir das empresas que líderes estão descendo da posição de gestão para apagar incêndios, muitos deles delegáveis. Então, treine seu time para ser resolutivo e quando algum deles perguntar o que fazer pergunte de volta: o que você faria?

Tenha um subchefe: 

É bastante comum ter um líder nato entre seus colaboradores. Identifique-o e traga para o seu lado.

Tudo azul,ou não: 

O papel do líder não é criar um mundo melhor para seu time, é preparar um time disposto que encarará as mudanças organizacionais; mesmo que sejam mudanças nas quais eles não concordam (a maioria das mudanças não serão bem vindas, certo?). 

Tracem um plano para que possam passar por isso juntos. Como eles podem, dentro do novo cenário, colaborar para a criação do contexto desejado pela organização.

Para 1 acerto 1 ponto, para 1 erro demissão?

Eles irão errar. Estabeleça regras consigo mesmo de como irá reagir nessas situações. Corrigindo erros e intenções, alinhando expectativas e incentivando iniciativas. 

Caras e bocas: 

Seu corpo fala o seu pensamento. Aja de acordo com o que espera receber.

Qual feedback usar: 

Treinamentos de comunicação, treinamentos de feedback, treinamentos de Gestão de pessoas, mas qual das estratégias usar com o meu subordinado? A resposta é simples, pergunta para ele. Muitas vezes vejo líderes ansiosos para colocar aquilo que aprenderam em prática, mas nada adianta se esse não for o estilo do colaborador. Já perguntou para seu colaborador como ele gostaria de ser liderado?

Demitir ou recuperar:

E aquele “descolaborador”, o cara que não aceitou a mudança e está dificultando o processo? 

Mais uma vez, pergunte para ele. Ao traçar o plano de passagem pela mudança discuta até quando ele está disposto a encarar o processo e ajudar o time, estabeleça metas e acompanhe. Ame-o ou deixe-o.

Faça agora: 

Escreva uma lista de coisas que você já pode começar a fazer hoje, tire da teoria e ponha em prática.


Ducy Nery

Carol Manciola

Fundadora da Conectas I Palestrante I Autora #BoraBaterMeta e Coragem e mais alguns Cês da Vida I Mãe do Léo e da Ula l @carolmanciola

5 a

Um ambiente de confiança é premissa para o exercício da liderança plena. Dialogar ao invés de inferir, ensinar ao invés de cobrar e apoiar na vida fazem toda diferença. Gostei!! Parabéns.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos