Como funciona a previdência privada. Ela realmente é uma boa opção?
A previdência privada ganhou muito destaque na última década. Cada vez mais clientes têm buscado essa opção e visto esse serviço como uma oportunidade de investir e poupar.
Mas antes de recorrer a essa previdência, é fundamental entender seu conceito, seu funcionamento e benefícios.
Entenda a previdência privada
De maneira resumida, a previdência privada é um tipo de aposentadoria sem qualquer ligação com o sistema público conhecido como INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social.
A previdência privada é feita pelo cidadão diretamente em uma instituição autorizada, como um banco ou uma corretora. Esse serviço oferece muitas opções e planos aos interessados.
Benefícios dessa previdência
Para entender se a previdência privada é realmente uma escolha inteligente, listamos algumas vantagens desse serviço. Confira quais são eles e entenda os benefícios dessa opção financeira:
Escolha do valor: uma das vantagens trazidas pela previdência privada é a possibilidade que o cidadão tem de escolher seu salário após a aposentadoria. Quanto maior for esse valor, maior serão as parcelas pagas por esse serviço.
Ou seja, o valor determinado pelo interessado é dividido ao longo de alguns anos e deve ser pago diretamente à instituição contratada.
Prazo predefinido: a previdência privada também oferece outro benefício importante aos cidadãos. No momento de contratar o serviço é possível escolher daqui a quantos anos o beneficiário pretende começar a receber sua aposentadoria.
Essa vantagem é excelente para clientes com idade mais avançada, mas também para aqueles que ainda são jovens, mas já têm interesse em começar a pagar por uma segurança para o futuro.
Quanto mais tempo o cliente tiver para pagar a previdência, menor serão as parcelas mensais. Por esse motivo, tantos beneficiários buscam essa opção ainda jovens.
Pagamento mensal: outra vantagem apontada por alguns clientes é que esse serviço exige uma maior disciplina em relação ao pagamento. Para aqueles que têm dificuldade em investir ou poupar, a previdência pode ser uma excelente opção, já que o pagamento é mensal e feito através de boleto ou débito automático.
Vale pontuar que a previdência privada tem um rendimento muito inferior, se comparado a outros tipos de investimentos a longo prazo. É essencial conhecer todas as opções antes de determinar se ela é, ou não, uma alternativa viável para aquilo que você espera e precisa para o seu futuro. Fale com um especialista!