Você conhece alguém que, apesar de todas as qualidades e habilidades, parece constantemente duvidar de si mesmo? Essa pessoa pode estar sofrendo de baixa autoestima, um problema que afeta inúmeras vidas, principalmente nós mulheres que estamos sempre nos comparando e nos julgando, mas que muitas vezes passa despercebido.
Sinais de Baixa Autoestima
Identificar a baixa autoestima em alguém nem sempre é fácil, uma vez que muitas pessoas a escondem por trás de uma máscara de confiança aparente. Quantas e quantas vezes, eu mesma fiz isso, estava completamente insegura, de minhas capacidades, e mesmo assim mentia para todos, porque sempre ouvi um termo que me perseguia, “Nunca sangre num tanque de tubarões” - E assim eu fiz.
Identificar os sinais podem indicar que alguém está lutando com a autoestima e isso nos ajuda a procurar ajuda, pois podemos desenvolvê-la como um músculo. Agora vamos aos sinais para te ajudar a se auto diagnosticar:
- Autocrítica Excessiva: Pessoas com baixa autoestima tendem a ser duras consigo mesmas, frequentemente se criticando e se culpando por erros ou fracassos, mesmo que sejam insignificantes.
- Buscar Validação de Terceiros: Elas constantemente procuram aprovação e validação dos outros, buscando a felicidade nas opiniões alheias, não confiam em sua percepção de valor, podem inclusive ter desenvolvido a Síndrome do Impostor.
- Evitam Desafios: Pessoas com baixa autoestima geralmente evitam desafios e oportunidades de crescimento, com medo do fracasso, para estas é mais importante manter do que crescer, mesmo que sua alma esteja clamando por evolução e desenvolvimento.
- Comportamento Autossabotador: Podem se envolver em comportamentos autodestrutivos, como relacionamentos tóxicos, abusivos, ou maus hábitos, devido à falta de autoestima.
- Perfeccionismo Extremo: Elas frequentemente buscam a perfeição, o que é inatingível, levando a sentimentos constantes de insatisfação, e retardam projetos de saírem do papel e as faz atrasar sua evolução financeira.
Consequências da Baixa Autoestima
A baixa autoestima pode ter um impacto profundo na vida de alguém, afetando todas as áreas, desde relacionamentos até carreira, suas finanças e saúde mental.
Ao não nos preocuparmos com nossa autoestima, estamos caminhando à passos largos a um nível de insatisfação, que vai invariavelmente trazer consequências que incluem:
- Relacionamentos Frágeis: Pessoas com baixa autoestima podem ter dificuldade em construir relacionamentos saudáveis, pois muitas vezes duvidam do amor e da afeição dos outros. Não entendem o motivo de alguém as amar.
- Menos Oportunidades de Carreira: A falta de autoconfiança pode impedir o progresso na carreira e a busca de novas oportunidades, imagine entre 2 profissionais, um que acredita em si, e outro que não, qual você escolheria?
- Problemas de Saúde Mental: A baixa autoestima está ligada a problemas como ansiedade, depressão e estresse crônico. Acaba conduzindo muitos para a Síndrome do Burnout, como foi meu caso.
- Autoimagem Negativa: A pessoa com baixa autoestima muitas vezes tem uma visão negativa de si mesma, o que afetará a qualidade de vida e seus relacionamentos.
- Baixa Realização de Metas: Pode ser difícil estabelecer e alcançar metas quando se duvida das próprias capacidades. Por vezes acaba se contentando em criar metas fáceis de bater, para evitar a dor da decepção de não atingi-las.
Recomendados pelo LinkedIn
Superando a Baixa Autoestima
Se você está cansado de se sentir insegura(o), a boa notícia é que a baixa autoestima pode ser superada.
Com minha mentoria premium, você terá acesso a ferramentas e estratégias poderosas para:
- Resgatar sua autoestima: Aprendendo seu valor e a se amar incondicionalmente, sem culpa.
- Fortalecer seu posicionamento: Comunicando suas ideias com clareza e assertividade.
- Alinhando suas metas: Definindo seus objetivos claros e concisos, alinhados com seus valores e crenças, além de criar um plano de ação eficaz.
- Acionar a roda da abundância: Atraindo mais prosperidade e realizações para sua vida.
Através de 4 pilares fundamentais, você irá:
- Se conhecer profundamente: Desvende seus talentos, valores e paixões.
- Superar crenças limitantes: Liberte-se de padrões que te impedem de crescer.
- Desenvolver habilidades essenciais: Aprenda a lidar com o medo, a ansiedade e a procrastinação.
- Criar uma vida com mais propósito e significado.
Você está pronta(o) para essa transformação?
Me mande uma mensagem e vamos conversar de como isso vai funcionar para você!