Como a Indústria 4.0 vai mudar o RH de sua empresa
A indústria 4.0 é um novo conceito de produção e planejamento industrial que envolve a aplicação de novas tecnologias como a automação, o big data e a IoT (Internet das Coisas).
De toda forma, ela está envolvida com a transformação tecnológica e digital verificada nos últimos anos em nossa sociedade e mercado produtor. São novas tecnologias que alcançaram o mundo dos negócios e, principalmente, o universo industrial.
O termo também é usado como sinônimo da quarta revolução industrial que visa inserir mais tecnologia, digitalização e velocidade de dados aos processos de produção de produtos e serviços.
A indústria 4.0
A quarta revolução industrial presencia uma revolução tecnológica que logo transformará a vida da sociedade atual tanto no contexto da organização social, quanto na concepção profissional.
As empresas deverão investir cada vez mais em ferramentas e tecnologias dedicadas à automação, tratamento de dados, organização digital de funções e internet sempre presente em máquinas e processos com alta velocidade.
Recursos humanos
Por outro lado, o surgimento e consolidação da indústria 4.0 envolverá a realocação de mão de obra.
Pois, muitas tarefas realizadas por profissionais humanos poderão ser substituídas por sistemas de automação como caminhões e trens que serão guiados por inteligência artificial, excluindo a necessidade de motoristas profissionais.
O mesmo se aplica aos locais de produção com a junção das máquinas com os processos digitais autônomos que serão orientados a realizar decisões e tarefas descentralizadas e cooperadas.
Outras atividades a serem executadas por profissionais humanos surgirão e gerarão novos empregos, tendo um mercado que exigirá mais profissionais de T.I, controle de qualidade, operação de sistemas fabris e fiscalização.
Recomendados pelo LinkedIn
O Impacto no setor de RH das empresas
O primeiro impacto que a indústria 4.0 gerará no setor de RH é a qualificação. Ou seja, para conseguir novos empregos, o ser humano necessitará de obter mais qualificação profissional.
Calcula-se que o mundo terá uma escassez de mais de 200 milhões de trabalhadores qualificados nos próximos 20 anos. Dessa forma, as empresas exigirão cada vez mais mão de obra qualificada para atuar em tarefas mais estratégicas e de controle.
A rotina do futuro
A considerar a rotina do RH na quarta revolução industrial, todo o processo promete ser mais ágil e envolverá mais demandas relacionadas aos processos e gestão de pessoas.
Os perfis dos empregos serão transformados exigindo cada vez mais habilidade para o ser humano interagir com máquinas robotizadas.
Conclusão
Neste artigo apresentamos o conceito de indústria 4.0 e os seus impactos sobre as atividades profissionais do futuro.
A consolidação da quarta revolução industrial gerará realocação de mão de obra, eliminação de empregos e, ao mesmo tempo, geração de novas empresas e novas tarefas para implementação de novos projetos.