Como iniciar um plano de Marketing jurídico - Diagnóstico
Antes de pensarmos em quais ferramentas devo utilizar para executar alguma ação de marketing, é preciso realizar um diagnóstico e uma das melhores ferramentas para realizar esta análise é a matriz Swot. Esta análise, nada mais é do que identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades que existem no mercado e no seu escritório e traçar metas para transformar fraco em um ponto forte e listar as oportunidades e traçar planos de como poderíamos aproveitar para ganhar mercado através delas.
Esta é uma ferramenta excelente para gestão de todo o escritório, porém, como estamos falando especificamente de Marketing, vou citar alguns pontos que podem ser importantes para seu escritório traçar um plano de marketing:
Reputação do escritório;
Participação de mercado;
Efetividade na determinação de preços;
Efetividade no êxito das causas;
Efetividade no fechamento dos contratos;
Efetividade na criação de novos produtos;
Cobertura geográfica;
Capacidade de atendimento;
Força de trabalho capaz e dedicada;
Capacidade de entregar o serviço no prazo;
Flexibilidade ou boa capacidade de resposta. Satisfação do cliente;
Retenção do cliente;
Qualidade do serviço.
Se pegarmos como exemplo o item, Efetividade nos fechamentos dos contratos, podemos fazer a seguinte análise hipotética:
1. Insira o item na linha que mais representa a situação do seu escritório.
2. Pesquise e cria alternativas para que você corrija este ponto fraco.
Pontos fortes:
Pontos Fracos: Efetividade nos fechamentos dos contratos. (Verifiquei que só consigo fechar contrato com 40% das propostas e reuniões que realizo com os clientes).
Ameaças:
Oportunidades: Ajustar meu preço a realidade do valor de meu serviço e com as expectativas de meu cliente e do mercado. (Verifiquei que estou cobrando um preço muito baixo e isto acaba por criar desconfiança de que não prestarei um serviço de qualidade, com o resultado da minha pesquisa, irei ajustar meu preço ao que o mercado espera para este serviço).
3. Crie metas imediatas; de curto; médio e longo prazo, com os ajustes necessários, determinando responsável, o prazo para conclusão, como fazer e quais recursos utilizar.
4. Repita estes passos com todos os itens que achar importante para realizar o plano de marketing do seu escritório.
Com estes passos você terá uma visão realista do seu escritório e as ações necessárias para se posicionar de uma forma mais positiva no mercado.
Para se aprofundar mais no tema Marketing jurídico, encaminhe um e-mail para pj@radardagestao.com.br que toda semana encaminho para o mailing, dicas, insights, e-books e respondo dúvidas sobre áreas e temas específicos.
Se você gostou do artigo, por favor, dê uma curtida, comente ou compartilhe, desta forma terei mais motivação para aprofundar mais no tema e criar outros artigos melhores.
Grato.
Peronne Jorge Filho
Consultor especialista em Marketing e TI.
Na Radar - Gestão para Advogados.