Como as instituições financeiras usam Big Data
Big Data é o termo que designa grande volume de informação armazenado, que dispositivos de processamento de dados convencionais não conseguem manter. Eles podem ser estruturados ou não, e que impactam diretamente os negócios de uma empresa.
O conceito de Big Data é baseado em uma teoria dos 5 V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. O volume está diretamente ligado à quantidade de dados. Já a velocidade diz respeito a análise de todos essas informações.
Variedade, pois esses dados provém de sistemas diversos e veracidade pois é fundamental conhecer a autenticidade deles. E por fim valor, que são os retornos reais que essa solução vai trazer para a empresa, por exemplo.
Já Big Data Analytics é responsável pelo processo de coletar, analisar e extrair as informações em dados ainda considerados brutos. Por isso também está ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas.
Ele auxilia gestores e executivos na tomada de qualquer tipo de decisão que seja baseada em dados concretos e não apenas em informações subjetivas. E com a competitividade do mercado crescendo cada dia mais, a assertividade dessas decisões tomam uma importância maior.
Além disso, ele também se torna um grande aliado da gestão empresarial, pois apresenta a possibilidade de análise de mercado, aponta novas oportunidades de negócio e até mesmo possíveis falhas nos processos da organização. Tudo isso por meio da análise de dados.
Diferentes usos do Big Data
O Big Data pode ser usado por empresas de diferentes ramos de atuação, não há uma área exclusiva para sua utilização. Ou seja, toda organização que dispor de dados que precisem ser trabalhados de forma estratégica pode aplicar o Big Data.
Há casos em que a tecnologia foi utilizada para analisar sedimentos que foram coletados no fundo do oceano, objetivando identificar quais seriam os melhores pontos para perfuração de poços de petróleo.
Outro exemplo é a aplicação nos esportes, e um dos exemplos mais conhecidos foi na Copa do Mundo de 2014. Treinadores e equipe técnica utilizam Big Data na análise de dados colhidos por meio de vídeos dos jogadores. Dessa forma foi possível entender com clareza a situação física de cada atleta e até mesmo o posicionamento de cada um.
Afinal, como Big Data é utilizado em instituições financeiras?
Dentro do universo bancário, são levados em consideração, para que os processos ocorram das forma desejada, diversos fatores. Como tudo que está relacionado aos clientes, produtos, canais de comunicação, e muitos outros eventos. E é por isso que a gestão correta de todos esses dados é fundamental.
Big Data e Big Data Analytics são ferramentas capazes de viabilizar informações que permitem diferentes ações, desde fidelização de clientes, passando por melhorias de processos e consequentemente melhores resultados.
E é por isso que muitas instituições financeiras já se renderam a essa tecnologia, ela pode ser considerada como um artifício de bancos, seguradoras e demais organizações para seguir o ritmo da inovação e melhorar cada dia mais seus produtos e serviços oferecidos. Além da redução de custos oriunda da modernização dos sistemas.
No quesito experiência do cliente, o Big Data Analytics apresenta quais são os hábitos de consumo de cada um, e desse forma é possível oferecer os serviços mais adequados a cada perfil específico. Além da identificação daqueles que são os maiores retornos em potencial para a instituição.
Mas não é somente para conhecer o cliente que a tecnologia é utilizada, ela também auxilia no fortalecimento da gestão e desenvolvimento de boas práticas internamente. São cruzados e analisados dados de fontes diferentes, como histórico de contas e outros sistemas do banco. Tudo isso para saber como foi a adoção de um determinado serviço oferecido, e assim adaptar cada vez mais de acordo com o perfil de cada cliente.
Concluindo
Está mais que provado que Big Data é uma tecnologia indispensável para instituições financeiras. Afinal, as empresas precisam priorizar sistemas que otimizam as atividades e fazem o melhor uso de dados e informações.
Com a concorrência ganhando cada vez mais força, o setor tem revelado a crescente necessidade de ser atendido por inovações e tecnologias desse tipo, que otimizam processos e facilitam relação com o cliente.
Coordenadora de Gente e Gestão | HRBP | Gestão de Talentos | Employer Branding | Recrutamento e Seleção | Gestão de Clima | Employee Experience
8 aAdorei! Ficou muito clara a explicação, tinha muitas dúvidas sobre o Big Data e como ele é empregado nas organizações.