Como a Inteligência Artificial me ajudou a superar um desafio de formulação
Imagem gerada no Dall-E 3

Como a Inteligência Artificial me ajudou a superar um desafio de formulação

Eu sou uma pessoa que gosta muito de tecnologia e, quando ouvi falar pela primeira vez em ChatGPT , não perdi tempo em explorar a ferramenta. E, logo, comecei a utiliza-la em algumas pequenas perguntas, tarefas, direcionamentos, etc. Havia em outra ocasião tentado utilizar o Chat GPT para um projeto pessoal, para construir uma tabela comparativa, mas alguns erros começaram a ocorrer e não consegui desenvolver o que eu queria. Eu imagino e reconheço o potencial da Inteligência Artificial, mas na minha visão, a aplicação prática para resolver problemas do dia-a-dia era algo restrito a ferramentas pagas e grandes empresas de tecnologia.

Há alguns dias me deparei com um desafio na formulação de um produto, muito similar a outro desafio que eu já havia enfrentado, em outra formulação complexa, que para chegar ao resultado desejado, demandou muito tempo de bancada. O desafio? Textura, mouthfeel e incorporação de ar. Dessa vez pensei: por que não pedir ajuda ao Chat GPT e ver o que ele me retorna? A resposta foi uma grata surpresa, muito mais complexa e avançada que outras conversas que eu já tive com a ferramenta. Perguntei se a AI poderia me ajudar a prever o resultado da incorporação de ar, utilizando dados de testes prévios. Chat GPT, solícito e gentil como sempre, respondeu: "Com certeza, eu ficarei feliz em ajudar!", e me retornou um código em Python de Regressão Linear para prever os resultados de incorporação de ar. Uau! Então respondi à AI: "Desculpe, não faço ideia do que fazer com este código". Em resumo, foi uma manhã inteira de um papo muito produtivo. A AI "pegou na minha mão" e me ensinou como instalar o Python, bibliotecas de códigos e executar a programação. Em certo momento, um erro sistêmico me impedia de seguir, mas o Chat GPT ajudou até a pessoa do IT a resolver o erro sistêmico! Problemas resolvidos, ferramenta funcionando! Hora de experimentar! Imputei dados que eu havia pensado em testar e outros que eu nunca testaria, pois pela experiência sabia que não retornariam o resultado desejado: a programação se saiu muito bem.

Hora da verdade: testes de bancada! Estava ansioso por este momento. Testei duas formulações que faziam sentido para os quais a programação retornou um valor próximo do desejado e, bingo! Os resultados previstos chegaram próximos da realidade, um deles, surpreendentemente preciso.

Os resultados não foram gerados pela AI em si, mas a programação proposta foi a chave para superar o desafio e reduzir muito o tempo de testes em bancada. Para mim, em minha área de atuação, esta experiência corrobora dois pontos principais:

  1. A Inteligência Artificial vai, sim, impactar a todos os setores
  2. A Inteligência Artificial não vai dominar o mundo, pois não fosse meu conhecimento técnico e os dados que consegui gerar previamente, em nada me ajudaria a ferramenta.

CAMILA ERRERA

Commercial Manager - Dairy & Nutrition na Vogler Ingredients

11 m

Incrível! Parabéns pelo conteúdo! 👏🏻👏🏻

Renata Nunes Vilella

Commercial Management | Food & Beverage | B2B Food Ingredients | Key Account | Business Development | Food Engineer | Sales

11 m

Adorei Rafa! Realmente é uma ferramenta incrível!

Muito interessante Rafa! Parabéns pela iniciativa e por compartilhar sua experiência! 

Elisa Trindade

Principal Designer Beverages na International Flavors & Fragrances

11 m

Que maravilha Rafael Romão! Adorei!

Gisele Oliveira, BS, MBA

Regional Senior Manager Latin America R&D| Packaging | Project Management| Cost Savings| Cosmetic| Food and Beverage| Pharmacist

11 m

Foi incrível Rafa! Sua proatividade em buscar a informação e otimizar tempo de bancada e alcançar o resultado desejado. Parabéns pelo excelente trabalho! Orgulho de vc 👊🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos