Como a Inteligência Artificial revoluciona a saúde?

Como a Inteligência Artificial revoluciona a saúde?

Quanto mais o tempo passa, maiores são os avanços que o mundo da ciência vem alcançando, criando os mais complexos sistemas e desenvolvendo diversos tipos de tecnologias que estão cada dia mais difundidas no setor da saúde. A inteligência artificial (IA) é um exemplo que veio para revolucionar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia, e, ao contrário do que muitos pensam, não é algo restrito ao mundo dos robôs ou a um futuro distante.

A tecnologia está em cada etapa do processo, percorrendo desde o fluxo administrativo de um hospital até o receituário do paciente. Do diagnóstico ao tratamento, computando todos os dados de uma cirurgia, a IA processa informações e, de forma ágil e embasada por grandes volumes de dados, identifica padrões e aponta os melhores caminhos para os profissionais da área médica que dependem de informações e resultados imediatos, sem margem de erro.

Neste artigo você vai entender o que é Inteligência Artificial e os principais avanços, benefícios e aplicações na medicina.

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial, ou apenas IA, é uma tecnologia que permite que sistemas informatizados reproduzam o comportamento humano na realização de tarefas. São máquinas e algoritmos com capacidade de dar respostas racionais a situações diversas e cada vez mais complexas – o que inclui demandas da medicina.

Nessa temática, o termo machine learning se destaca como a capacidade dos algoritmos aprenderem baseando-se nos exemplos. Assim, os algoritmos não desempenham as funções programadas pelos humanos, a tomada de decisão é baseada em critérios próprios, a partir das experiências e de um banco de dados.

Dispositivos vestíveis, por exemplo, permitem a coleta, armazenamento e envio de dados do paciente em tempo real ao médico, criando oportunidades de monitoramento inéditas.

Aplicações de IA na medicina 

A aplicabilidade da IA vem propiciando aperfeiçoamentos consideráveis na área da saúde, do diagnóstico ao tratamento. A maior mudança que a inteligência artificial gera no setor está relacionada à transformação do papel do médico na experiência de seus pacientes.

Veja abaixo alguns exemplos de aplicação da inteligência artificial na saúde:

Telemedicina

A telemedicina abrange toda prática médica realizada à distância, sendo uma das aplicações que mais avançou com os recursos da inteligência artificial, principalmente na automatização e definição de prioridades médicas, ou casos de urgências. A tecnologia permite um melhor meio de diagnóstico e a geração de laudos sem a presença física do profissional, além de diminuir os custos do atendimento e processo clínico.

Software de Gestão

Os softwares de gestão são um conjunto de sistemas de dados que possuem instruções de controle voltados para a área da saúde. Um programa ou plataforma que oferece suporte lógico e técnico, realiza rotinas de gerenciamento de dados e ajuda nas tarefas diárias das instituições.

Prontuário eletrônico do Paciente [PEP]

O prontuário eletrônico do paciente, ou PEP, é um documento digital que reúne todas as informações do paciente, desde seus dados pessoais, consultas, resultados de exames e histórico dos atendimentos. O uso de soluções integradas e automatizadas permite que a IA auxilie no preenchimento dos prontuários, possibilitando a leitura de textos médicos, laudos, dentre outras informações referentes à saúde dos pacientes, aumentando a produtividade médica.

Ficha Anestésica Digital

ficha anestésica digital, como o AxReg, contém dados fisiológicos e farmacológicos dos pacientes, informados pelo anestesista durante todo o procedimento cirúrgico de forma totalmente digital. O volume de informação produzido em uma cirurgia é altíssimo e os dados que a compõem são arquivados e nunca mais resgatados, quando feito em fichas de papel. Por meio dos algoritmos de IA, é possível, por exemplo, gerar alertas e apresentar predições para auxiliar o médico anestesista na tomada de decisões. 

Os benefícios que a IA traz para a medicina

Com equipamentos modernos e softwares que reúnem e compartilham grandes quantidades de dados em sistemas de informação, a inteligência artificial tem sido aplicada na medicina desde o início do século XXI.

As ferramentas de inteligência artificial podem também identificar relações significativas em dados brutos com potencial de serem aplicadas em diversos campos da medicina, como: desenvolvimento de medicamentos, tratamento e assistência ao paciente, decisões operacionais e financeiras. Logo, por meio de algoritmos inteligentes, o uso da IA na área da saúde facilita o aperfeiçoamento dos sistemas médicos e também ajuda na redução de custos. 

Confira as principais vantagens da IA na medicina:

  • Garante um atendimento ao paciente mais ágil e eficiente;
  • Melhora a comunicação entre profissionais e pacientes;
  • Otimiza processos internos;
  • Aumenta a produtividade de toda a equipe;
  • Minimiza erros;
  • Reduz custos;
  • Elimina o uso de papel, minimizando o impacto ao meio ambiente;
  • Contorna gargalos, com, por exemplo, as filas durante o atendimento;
  • Possibilita o uso de dados para insights estratégicos;
  • Contribui para a tomada de decisão mais assertiva;
  • Aproxima o paciente na sua relação com a instituição;
  • Aumenta o alcance da instituição, podendo atender mais pessoas

IA na Anestesiologia 

Outro campo de atuação para a IA é a anestesia. Soluções computadorizadas têm o potencial de oferecer todo o suporte necessário aos anestesiologistas, que são médicos que dependem de informações e resultados imediatos, sem margem de erro, em cada momento da cirurgia, para que ela seja realizada de forma segura e sem desconforto ao paciente.


O médico anestesiologista tem a necessidade de registrar dados a cada cinco minutos, em média, durante o procedimento cirúrgico, registrando e analisando sinais vitais e documentando minuciosamente tudo que é administrado ao paciente. A grande maioria dos profissionais ainda usa ficha anestésica no papel, segundo estudos recentes do instituto Journal of Medical Systems. 

Foi com base nesse cenário que nós desenvolvemos as plataformas do AxReg e do Analytics, estruturando os dados do paciente no prontuário anestésico digital, identificando padrões e possibilitando melhor experiência no point of care, assim como mais maturidade para a gestão.

Está mais do que claro que, quando falamos de Inteligência Artificial na área da saúde, não estamos falando de robôs substituindo médicos, mas auxiliando no atendimento, cuidado e segurança do paciente. A implementação da IA nos processos médicos permite a interpretação de dados de forma rápida e intuitiva, trazendo respostas para as mais diversas dificuldades de uma área tão sensível como a saúde, que necessita de tomada de decisões calculadas e estratégicas. A inteligência artificial na medicina veio para ficar e nosso futuro passa por ela.

Se você deseja saber mais sobre a transformação digital na Saúde, acesse nosso E-book gratuitoTransformação Digital no Centro Cirúrgico: Do papel ao digital

E se você ficou interessado na solução tecnológica da Antestech, o AxReg, sistema de ficha anestésica digital, agende uma demonstração para acompanhar o funcionamento da ferramenta. Entre em contato com a nossa equipe!

Siga a Anestech nas redes sociais! Estamos no instagramlinkedin e youtube.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos