- As diversas tecnologias criadas pela humanidade impactaram diretamente em sua forma de viver, transformando diariamente sua relação com os mais diversos campos da vida em sociedade. Dentre esses campos, no séc. XXI, destaca-se a importância que a Inteligência Artificial (IA), do Inglês, Artificial Intelligence (AI), passa a ter no campo dos negócios.
- Quando se pensa em IA, quase que automaticamente vem à memória as grandes produções cinematográficas que abordaram o futuro da humanidade com a tecnologia mais participativa e interativa, como os filmes: Metropolis (1927), 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) e A.I – Inteligência Artificial (2001), dentre tantos outros. Para além dessas representações fictícias, em nosso dia a dia, a IA tem grande poder decisivo.
- Ficou para trás a imagem de empresas que lidam com muitos papéis, grandes fichários de dados e informações, além dos grandes armários, cuja função era a de guardar informações importantes para o andamento de projetos e negócios. Com as transformações tecnológicas iniciadas em meados dos anos 1950, hoje, podemos vivenciar novas formas de negócios.
- Podemos conceituar IA como o grupo de tecnologias que visa instruir e capacitar máquinas para que aprendam sobre o comportamento humano, nas mais variadas áreas. Dentro da IA, temos a tecnologia Machine Learning, área que se ocupa dos dados e aprende com eles. Além dessa área, outra que se destaca é o Deep Learning, área que se vale de redes neurais, parecidas com as redes neurais humanas, de modo que se possa categorizar e organizar essas informações.
- Independente da área de atuação dos negócios, na saúde, no varejo, na indústria ou no entretenimento, a IA se faz presente e sua principal contribuição é a otimização do tempo para preparação, realização e análise de tarefas, interação humano-robô, marketing e sugestões com base na atividade das pessoas usuárias.
- Na área da saúde, algumas das contribuições que a IA traz, são: otimização e segurança de softwares de acesso aos dados das pessoas pacientes, softwares que auxiliam na identificação de doenças através dos sintomas apresentados, melhoramentos no processo de diagnóstico de doenças, utilização de robôs para a realização de procedimentos cirúrgicos ou de apoio à medicina.
- Já no varejo, a IA tem o poder de tornar mais atrativa a experiência de compra de clientes, por exemplo, com a utilização de chatbots nos sites e redes sociais de marcas e empreendimentos, transformando a forma como a pessoa cliente se relaciona com a marca, por meio, por exemplo, de sugestões personalizadas, canal de dúvidas e até mesmo ajudar na compra de produtos.
- Ademais, os chatbots são grandes ferramentas que permitem que empresas e marcas interajam com as pessoas para além da compra e consumo, como o caso do chatbots que indicam às pessoas usuárias frases machistas e excludentes.
- Quando olhamos para a indústria, a IA se faz presente na criação de ambientes de trabalho mais seguros, uma vez que máquinas passam a poder realizar tarefas em condições que seriam prejudiciais à pessoa funcionária, aumentar a produtividade, por meio de máquinas que realizam procedimentos completos se baseando em dados, e redução de custo operacionais, uma vez que trabalham com a menor quantidade de recursos, como, por exemplo, o consumo energético, diminuindo gastos.
- A IA no mundo do entretenimento também trouxe grandes benefícios para empresas e negócios. Quando tomamos como exemplo a plataforma de compartilhamento de vídeos, o Youtube, as pessoas usuárias recebem sugestões inteligentes de canais, vídeos e temas para assistirem, tudo isso por meio de algoritmos e análise do comportamento dessas pessoas. Além de proporcionar uma melhor experiência para as pessoas usuárias, a ferramenta pode oferecer propagandas de acordo com as pesquisas das pessoas, aumentando as chances de encontrarem o que buscam em determinada empresa, que realiza seu marketing na própria plataforma, por meio de anúncios.
- Outros fenômenos da atualidade que seguem esses mesmos princípios, são as ferramentas de filmes, séries, documentários e desenhos animados, como Netflix, Amazon Prime e Apple TV. Ao passo que as pessoas usuárias buscam e consomem essas produções, as ferramentas aprendem com as buscas realizadas e com aquilo que é consumido, aprendendo os gostos das pessoas usuárias e dando sugestões inteligentes.
- Dessa forma, a tecnologia passou do lugar utilitário para compor a vida humana de maneira mais interativa, lucrativa e com poder norteador de projetos. Os negócios que permanecem atentos às aplicações tecnológicas possuem maiores chances de se destacar, permanecer e lucrar. No final do dia, o que transforma o mercado são as aplicações inteligentes, a Inteligência Artificial saiu das telas e passou a compor a vida social e o mercado de trabalho.