Como a Internet funciona?
Modelo cliente-servidor

Como a Internet funciona?

A Internet é uma rede internacional capaz de unir dispositivos entre si. Estes dispositivos podem ser computadores, celulares, tablets ou qualquer outro capaz de receber informações e enviar informações.

Dispositivos conectados a Internet também são conhecidos como host. Um host é um dispositivo capaz de enviar e receber informações através da Internet, tal como um computador ou um celular são capazes de fazer.

Quando nós, usuários, acessamos a Internet, estamos na realidade recebendo informações de uma espécie de teia gigante que interliga diversos outros computadores/dispositivos localizados nos mais diversos lugares ao redor do globo terrestre.

Mas... Como isso funciona?

O nosso computador possuí um CPF, esse CPF recebe o nome técnico de endereço IP. O endereço IP é um conjunto numérico de 4 casas decimais. Através desse valor o computador que usamos é localizado nessa teia gigante e invisível pela qual chamamos de Internet. Nada mais, nada menos do que uma rede.

As informações que recebemos são transmitidas através de ondas. Uma onda diferente das ondas do microondas. Essas ondas são convertidas em um sinal palpável e dependendo da estrutura da rede da sua casa ou da sua empresa, esse sinal pode ser diretamente enviado para o seu computador ou então enviado para um outro equipamento chamado roteador.

O roteador recebe esse sinal e imediatamente ele o divide compartilhando o mesmo entre os dispositivos mais próximos. Por esse motivo, quando uma pessoa que está em um certo ponto da casa não consegue acessar a Internet direito, é porque o sinal transferido pelo roteador é fraco naquele lugar ou senão, sofreu algum tipo de interferência até chegar naquele ponto da casa. Equipamentos elétricos da casa podem interferir no sinal que o roteador compartilha.

Agora vamos conhecer mais um pouco sobre a relação entre o seu navegador e a Internet.

Quando digitamos alguma página na barra de navegação, nós estamos fazendo um pedido. Mas, como isso funciona?

O navegador que utilizamos recebe um nome técnico: cliente. O cliente utiliza um conjunto de regras para se comunicar com um supercomputador localizado em algum outro ponto da Terra. Ele pode estar localizado na mesma cidade, em algum estado próximo ou até em outro país. Esse conjunto de regras que o cliente e o supercomputador utiliza é chamado de HTTP.

Ao abrir qualquer página na Internet, você já deve ter reparado que antes do www é possível encontrar o "http://" ou "https://". Basicamente, o HTTP é um protocolo que viabiliza a comunicação entre o cliente e o supercomputador em questão.

Esse supercomputador recebe outro nome técnico: servidor.

Preste atenção: O servidor assim como o cliente são host, porque ambos são capazes de enviar e receber informações na Internet.

O cliente faz um pedido, uma requisição. Para isso, ele utiliza uma regra do HTTP chamada GET. Dessa forma o servidor entende que um computador x está pedindo algum tipo de informação. Revise a imagem que abre esse artigo.

O cliente faz um pedido, no caso ele pede pela aplicação web ou o site que você quer acessar. O servidor recebe esse pedido, realiza os processos necessários e então retorna para o cliente uma resposta. Essa resposta é exatamente o site ou a aplicação web que desejamos acessar. Após o processo terminar com sucesso, o GET utilizado pelo HTTP recebe um valor e um status. O valor de 200 significa que tudo terminou bem. A operação foi um sucesso. E o status OK apenas comprova issso.

O protocolo HTTP é um dos vários protocolos que compõem o conjunto de protocolos TCP/IP desenvolvido em 1970. Esse conjunto de protocolos nasceu com a finalidade de permitir a comunicação e o envio de dados entre bases militares estadunidenses em uma época na qual acreditava-se que surgiria uma guerra nuclear. Os militares queriam evitar a perca de dados sigilosos e de extrema importância no momento em que uma de suas bases fosse destruída. Com isso, podemos dizer que o TCP/IP é o recurso fundamental para a implementação da Internet.

Dentro do TCP/IP podemos encontrar diversos outros protocolos, como, por exemplo: SSH, DHCP, IMAP, HTTP, HTTPS entre outros.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Guilherme Machado

  • O que é Unix e qual o seu legado

    O que é Unix e qual o seu legado

    O Unix foi um sistema operacional de código fechado que se popularizou décadas atrás. Naquela época, os computadores…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos