Como começar a investir?

Como começar a investir?

Como investir meu dinheiro?

Essa é uma pergunta que eu recebo com frequência de amigos.

Primeiro passo: Ler sobre investimentos. Se você quer investir você tem que saber o que é investir, o que é mercado financeiro, os produtos financeiros, as instituições envolvidas, entre outras coisas. Você só vai adquirir esse conhecimento lendo a respeito. Ler é fundamental para que você domine qualquer assunto. Se você dedicar uma hora do dia para ler sobre finanças, você vai conseguir ler aproximadamente 3 livros por mês. Em seis meses serão 18 livros. Em um ano serão 36, em 2 anos 72 livros. E é importante saber que em muitos campos de conhecimento, não existem mais do que 70 obras consideradas referência no assunto, ou seja, em dois anos você já será um especialista no tema.

Ah mas eu não gosto de ler, não tenho tempo, o tempo que eu tenho eu leio sobre minha área. Ok. Você pode terceirizar isso também. Você pode procurar um banco, uma gestora de investimentos ou uma corretora para te auxiliar com isso.

Os Bancos podem te dar algumas opções de investimento como: Poupança (que é a mais usada pelos investidores brasileiros), CDB (que você empresta dinheiro para o banco, ou melhor, você compra uma dívida do banco), acesso a Fundos de investimento (que contém Títulos, CDBs, debêntures, ações, moeda, investimento no exterior). Em relação aos fundos, é importante entender que o Banco não investe seu dinheiro diretamente, ele te dá acesso a uma gestora de investimento que aí sim, investe seu dinheiro. As gestoras de investimento vão te oferecer os melhores produtos em termos de rentabilidade e risco para seu perfil. Lembrando que as gestoras podem ser ligadas aos bancos, ou não.

Ahhh, mas eu quero comprar ações!!! Pelo banco você não pode investir em ações diretamente, o Banco te encaminha para uma corretora. As corretoras são Instituições Financeiras autorizadas a ofertar ativos como: ações, CDBs e contratos futuros. A corretora, nada mais, é do que um agente intermediador de recursos financeiros. As corretoras podem ser ligadas aos bancos, ou não.

Banco, Corretora ou Gestora?

Se decidimos investir pelos Bancos podemos esbarrar em alguns problemas como:

1° Baixa rentabilidade (devido as taxas que os bancos cobram); 2° Conflito de interesses (dado que os funcionários têm metas para bater e nem sempre vão te oferecer o melhor investimento para você atingir seu objetivo); 3° Falta de opções e Produtos Inadequados (pouca diversidade de produtos financeiros).

As Corretoras oferecem mais produtos, uma rentabilidade melhor e taxas menores que os bancos. Porém assim como nos bancos, nas corretoras também existe muito conflito de interesse (os funcionários também têm metas para bater e ganham comissão por certos produtos que conseguem vender).

Já as Gestoras não têm tantos produtos para oferecer como as corretoras, mas oferecem os melhores produtos em termos de rentabilidade e risco para seu perfil.

E aí, gostou? Não esquece de compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos