Como ir além do Setembro Amarelo? + 11 iniciativas em saúde mental para a sua empresa
Saúde mental no trabalho representa um ambiente favorável para o bem-estar emocional e psicológico. Por outro ângulo, colaboradores mentalmente saudáveis são aqueles que têm a capacidade de enfrentar suas responsabilidades de maneira saudável e equilibrada.
Segundo a MHFA England, desde a pandemia (2020), 81% dos locais de trabalho aumentaram o seu foco na saúde mental dos funcionários. Entretanto, um em cada três funcionários ainda sente que o apoio à saúde mental no seu local de trabalho é inadequado.
Nesse contexto, a campanha do Setembro Amarelo pode ser uma oportunidade para começar a falar sobre saúde mental, mas não deve ser o único momento em que as empresas buscam criar um ambiente de acolhimento. Na #GoodNews de hoje, vamos explorar porquê e como ir além de campanhas anuais, construindo um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam seguros para buscar apoio e desenvolver sua saúde mental. Vem com a GoGood!
Qual é a importância de investir em saúde mental?
A saúde mental engloba vários fatores, ultrapassando sentimentos individuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela pode ser considerada um estado de bem-estar que permite que as pessoas percebam suas habilidades, aprendam e trabalhem bem.
“Globalmente, os transtornos mentais são responsáveis por 1 em cada 6 anos vividos com deficiência. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem de 10 a 20 anos antes da população em geral.”
Esses problemas latentes também aumentam o risco de doenças e afetam tanto o profissional quanto a empresa:
No contexto das organizações, promover e priorizar a saúde mental é o primeiro passo para criar ambientes mais saudáveis e produtivos, promovendo o bem-estar dos colaboradores. De acordo com uma pesquisa do Japan Journal of Nursing Science:
“Os benefícios de investir em uma cultura de bem-estar são evidentes no nível individual, coletivo e organizacional na forma de uma saúde excelente, maior desempenho e lucratividade.”
Por que ir além do Setembro Amarelo?
Além de afetar os colaboradores, a falta de investimentos em saúde mental leva a efeitos recorrentes e graves nas empresas. Por exemplo, essa ausência pode levar a um aumento nos níveis de absenteísmo e presenteísmo, onde os funcionários estão presentes, mas não são produtivos.
Recomendados pelo LinkedIn
Assim, a saúde mental deve ser uma prioridade contínua, não algo restrito ao mês de setembro. Realizar workshops e palestras durante o Setembro Amarelo é uma ação válida, mas insuficiente se o assunto é esquecido ao longo do ano.
Um único evento não resolve questões profundas e sistêmicas – como a falta de suporte psicológico, ambientes de trabalho tóxicos ou a ausência de políticas de saúde mental. De acordo com o relatório publicado na Journal of Occupational and Environmental Medicine:
“As empresas estão menos comprometidas com a saúde dos funcionários do que alegam ou do que deveriam estar.”
Esse perfil de organização vê barreiras externas e internas para melhorar a saúde dos colaboradores que muitas vezes são criadas por elas mesmas. Ou seja, é fundamental que as ações sejam contínuas, com acompanhamento, programas de saúde mental permanentes e uma cultura organizacional que normalize conversas sobre o tema.
Apenas abordar o assunto uma vez ao ano cria a falsa sensação de que o problema está sendo tratado, quando, na verdade, ele pode continuar se agravando silenciosamente.
Quando as lideranças se omitem ou não conseguem dar seguimento ao tema, , por exemplo, os problemas de saúde mental acabam marginalizados, levantando estigmas e criando um ciclo de negligência. A falta de iniciativas ao longo do ano impede a criação de um ambiente de trabalho acolhedor e seguro, onde os colaboradores se sintam à vontade para buscar ajuda e discutir seus desafios.
Ir além do Setembro Amarelo é imperativo para uma abordagem realmente transformadora da saúde mental.
11 iniciativas em saúde mental para a sua empresa
Apesar de não representar uma responsabilidade direta, as empresas que investem em saúde mental podem colher, por exemplo, o aumento da produtividade, redução do absenteísmo e um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.
Pensando nisso, criamos um material que traz mais do que o conceito de saúde mental, reunindo dados relevantes e estratégias para profissionais de Recursos Humanos irem além do Setembro Amarelo e outras campanhas anuais. Clique aqui e garanta o seu exemplar com 11 Iniciativas em Saúde Mental Para a Sua Empresa!