Como líderes podem contribuir para superar os desafios do trabalho em equipe?
Li um artigo ontem que mostra o quanto times mais colaborativos (isto é, que trabalham bem em equipe) têm em geral uma performance superior a de times não-colaborativos.
Na verdade, há muitos conteúdos interessantíssimos que mencionam diferentes pesquisas sobre o assunto. Assunto que não é bem uma novidade, mas que é sempre bom lembrar e discutir, né?
Trabalhar em equipe é mais que importante: é necessário. Mas que, é claro, traz seus desafios. Desafios esses que, inclusive, por vezes parecem se potencializar em contextos de trabalho remoto e híbrido, quando não bem manejados.
À medida que as empresas adotam cada vez mais esses novos modelos de trabalho, muitos líderes podem estar se perguntando: o tempo presencial no escritório ainda é valioso?
Segundo a pesquisa da Gallup relatada no artigo em questão, que analisou mais de 100.000 empresas, sim:
Colaboradores(as) mais conectados nesse sentido alcançam um desempenho mais alto e apresentam uma rotatividade mais baixa.
Pra mim, não é uma surpresa: afinal, ao longo de toda a história do desenvolvimento humano, as interações presenciais sempre foram importantes. O que não significa, é claro, que seja possível trabalhar bem em equipe apenas no presencial!
Por diversas razões, sou uma grande defensora do trabalho híbrido. A própria Gallup aponta que as maiores vantagens do híbrido superam substancialmente seus maiores desafios. Mas, evidentemente, eles não podem ser ignorados.
Apesar de ser mais difícil cultivar a cultura organizacional em um modelo totalmente remoto, o trabalho híbrido ainda apresenta seus impasses, podendo ocasionar numa menor conexão à cultura da organização quando isso não é bem endereçado.
Ao mesmo tempo, o híbrido cria a oportunidade para que as pessoas passem tempo significativo juntos no escritório, colaborando e construindo relacionamentos.
Ok, mas e o que nós, líderes e gestores de pessoas, devemos fazer em relação a isso?
Dominar a arte da colaboração é algo indispensável para qualquer líder ou gestor de pessoas que queira ter sucesso no mundo atual. Trabalhar em equipe é um verdadeiro balé de talentos, onde cada profissional contribui com sua expertise única!
No entanto, como eu disse mais acima, essa busca pela excelência coletiva traz grandes desafios que precisam ser discutidos. Identificar e superar esses desafios é a chave para construir times verdadeiramente eficazes:
Comunicação clara
A comunicação clara é a base: alinhar objetivos, compartilhar informações e ouvir atentamente cria uma atmosfera de confiança. Equipes sólidas também reconhecem e valorizam a diversidade de perspectivas, enxergando-a como um trampolim para a inovação.
Recomendados pelo LinkedIn
Gestão do tempo e das responsabilidades
A gestão do tempo e das responsabilidades é um malabarismo constante, e aqui a organização é a varinha mágica. Ao delegar de forma inteligente e promover um ambiente onde cada pessoa se sinta valorizada, a produtividade e o comprometimento florescem.
Tecnologia e inovação
Abraçar a tecnologia é outra peça fundamental desse quebra-cabeça. Ferramentas colaborativas encurtam distâncias, facilitam a troca de ideias e mantêm todos na mesma página, independentemente da localização geográfica.
Além disso, outro artigo que li recentemente, da Harvard Business Review, aponta pesquisas que indicam que equipes de maior desempenho encontraram maneiras sutis – mas poderosas – de alavancar conexões sociais durante a pandemia para impulsionar seu sucesso.
As descobertas dão pistas importantes sobre formas pelas quais qualquer organização pode promover uma maior conexão (sim, mesmo em um ambiente de trabalho remoto ou híbrido!) para melhorar a performance das equipes.
Isso requer a criação de oportunidades para que relacionamentos genuínos e autênticos se desenvolvam no ambiente de trabalho, havendo um papel vital na conexão próxima entre colaboradores(as) como um impulsionador do desempenho do time.
No contexto do trabalho híbrido, a Gallup reforça que é preciso aproveitar as vantagens que ele cria, abordar rapidamente seus desafios e ser muito intencional sobre como o tempo é gasto no local de trabalho versus em casa.
Por isso, perguntar para as pessoas do seu time o que está funcionando, o que não está e o que é mais eficaz para elas (e acompanhar como essas respostas mudam ou se repetem com o tempo) é uma ótima estratégia para potencializar o trabalho em equipe e superar seus desafios.
Por exemplo, que tal tentar perguntas como...
Como líderes, nosso papel é guiar essa sinfonia de habilidades rumo ao sucesso. Afinal, o caminho para trabalhar melhor em equipe é pavimentado com respeito mútuo, aprendizado contínuo e uma dose saudável de humildade!
E aí, me conta: como anda o trabalho em equipe na sua empresa? :)
#Liderança #TrabalhoEmEquipe #GestãoDePessoas #Colaboração #Carreira
Executiva de Contas | Especialista em Gestão de Negócios | Humanizando as relações
1 aParabéns Re, ótima reflexão
Parabéns pelo artigo, Renata!
VP People & Legal
1 aAmei o artigo Re
Head de Comunicação | Branding | Change Management
1 aArrasou, Reca ❤️