COMO LEVAR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA O BURACO

COMO LEVAR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA O BURACO

VALDIR GODOY

Caros amigos hoje tratarei de um assunto bem delicado e que tem tirado o sono de alguns empresários que não possuem aptidões para área de ensino. Estou falando de COMO LEVAR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA O BURACO.

Não tenho a pretensão de ensinar nada a ninguém, ao contrário, tenho a intenção de trazer algumas reflexões que podem ajudar alguns empresários a repensarem suas atitudes na gestão de suas instituições. Se você ler algo que não lhe agrade, por favor desconsidere, pois será somente palavras em vão. Me desculpe antecipadamente.

Ao decorrer desses anos todos trabalhando com educação, tive a oportunidade de observar alguns comportamentos repetitivos por parte de alguns gestores que colocaram suas instituições em riscos e, mesmo sendo alertados desses problemas, não deram a devida importância.

Vejamos alguns equívocos que pude observar nessa trajetória e, acreditem, ocorrem até hoje nos dias atuais:

·       Planejamento – A falta de planejamento ou de uma equipe que possa contribuir com isso coloca qualquer empresa em situação de risco, pois se você não souber onde quer chegar, tanto faz o caminho que você irá tomar. Planejar é muito maior que isso!

Minha sugestão para esses empresários é que não descartem essa poderosa ferramenta de gestão e, caso não tenham competências para tal, contratem pessoas especializadas para isso. Planejamento estratégico cai bem.

·       Transparência – A falta de transparência em suas ações nos tratos com seus alunos e demais colaboradores é um erro irreparável. Tenho comigo uma frase que pode ajudar muito nessa reflexão: O combinado não é caro! Assim fica claro e transparente as relações entre as pessoas, cabendo a cada um dos envolvidos, cumprir a sua parte.

·       Ignorar a inadimplência da instituição – Por melhor que seja a intenção de um gestor, sem condições financeiras, nada pode ser concretizado. Ter uma equipe preparada para cuidar das finanças da instituição é fundamental. Elaborar estratégias de fidelização de alunos e honrar os compromissos financeiros, não é uma tarefa fácil, por isso que existem especialistas para essa função. Gestor, não aplique valores abusivos e fora de mercado, pois se isso ocorrer, seu aluno vai procurar outras instituições.

·       Valorização da equipe de profissionais que trabalham na instituição – Morte! SIM. Ignorar isso é o mesmo que decretar a sua falência. Uma instituição se faz com pessoas (seu maior patrimônio) e não reconhecer isso é fatal. Não valorizar seus professores, por exemplo, é imperdoável, pois, caso você não saiba, ele é que está diariamente com seu maior cliente. Pense nisso.

·       Ignorar os avanços tecnológicos – O mundo passa por transformações, ignorar isso é o mesmo que estar fora do mercado. Manter instituições sem recursos tecnológicos, tanto para fins educativos como administrativos, é um erro. Se você não modernizar sua instituição, seu concorrente fará.

·       Falta de metas - A falta de metas para a instituição pode ser um problema considerável, pois sem nenhum parâmetro e acompanhamento, qualquer resultado serve.

·       Falta de investimentos na instituição (qualificação dos profissionais e recursos necessários) – Muitos empresários quando começam a obter retornos sobre seus investimentos, esquecem de investir em seus negócios e passam a deixar as vaidades falarem mais alto, adquirindo coisas, muitas vezes, supérfluas e deixam suas instituições morrerem.

·       Gestão eficiente – Obter uma equipe de profissionais preparados para a gestão da instituição é o segredo do sucesso porém se você tiver os melhores profissionais de mercado e não deixar que eles façam o que precisa ser feito, você está jogando dinheiro fora pois a falência de sua empresa será inevitável. Lembre-se: Os grandes empresários contratam os melhores do mercado para que eles possam instruí-lo melhor para a tomada de decisão.

Evidentemente que existem mais motivos que possam conduzir a sua instituição ao fracasso, mas se você observar o que foi colocado aqui, te garanto que as chances de dar errado diminuirão.

Lembre-se:  grandes empresários contratam os melhores do mercado não para dizer a eles o que eles precisam fazer, mas sim para que eles digam o que você (empresário) precisa fazer.

Abraços

Valdir Godoy


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos