Como lidar com a ansiedade ao começar como programador?
Você já se pegou preso em uma crise de ansiedade ao começar como programador? Você talvez fique pensando que não é capaz, não está evoluindo, está longe demais de conseguir alguma coisa, as promessas são tão grandes que não parece possível ou até mesmo não parece que você mereça “tudo isso”?
No post de hoje, e de agora em diante todas as terças vamos falar um pouco sobre saúde mental no meu ig @dev_logue.
Tecnologia é uma carreira que assim como já foi dito no filme do homem aranha: “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Faz parte da lógica do mercado e até da vida que uma área com grandes remunerações e atraindo tantas pessoas ofereça seus próprios desafios emocionais. Afinal, se fosse fácil, simples, não estaria tão aquecida, não é mesmo? As melhores remunerações são por escassez de prestação de serviço, e se está assim... Não é por acaso.
Pode parecer clichê, mas para mim às vezes até parece de propósito a resistência que o ambiente cria para novos programadores, juniores. Em alguns momentos, algo parece dizer que é uma resistência das pessoas que estão “acima”, tentando de alguma maneira primitiva preservar seus devidos lugares. Verdade ou não, o importante é que você esteja feliz e "imune” a essa pressão.
A ansiedade é muito comum em programação, como Murilo Gun disse uma vez e eu gosto de aplicar no nosso nicho: Programação é como uma grande esteira, correndo e girando. Para você entrar nessa esteira em movimento, seus primeiros passos precisam ser rápidos, para você pegar o ritmo. Mas depois é só manter. Então pensando nesse exemplo, o pensamento que pode vir é: então eu preciso correr! E a resposta é: não.
Programação é sim, possível para qualquer pessoa. Mas assim como qualquer outra área, requer tempo, experiência, erros e acertos. A relação de “senioridade x remuneração” tende a pesar muito quando comparado com outras profissões. O que pode trazer para muitas pessoas a perspectiva de que deve ser muito rápido. Quase um miojo, 5 min, e você está pronto! Mas não, não exagere tanto! Nunca vi uma oferta na internet: “de cidadão a cirurgião plástico em 4 semanas”. A diferença é que o salário inicial de um programador é bem mais que o salário mínimo ou a ajuda de custo que outras áreas costumam proporcionar a seus aventureiros.
O conceito de um programador que recebe um prato por debaixo da porta para se alimentar e aquilo é tudo que ele precisa em sua caverna escura é coisa do passado. Programadores hoje são cada vez mais “antenados”, diversificados, com inteligência emocional e de negócio. Em grandes empresas, com seus próprios produtos, posso dizer por experiencia própria que escrever código é menos de 50% do trabalho.
Correr para entrar no mercado querendo devorar o mundo em uma mordida não vai te trazer um trabalho, apenas um Burnout. Tire um tempo para conteúdo inútil, para você mesmo(a), para sua família. A internet vai estar sempre aberta, programação vai estar sempre aí (pelo menos eu acho). Você não está ficando para trás, se você está estudando tecnologia em um século que é o início da evolução, você na verdade está a frente de muita gente. Ainda tem muito espaço. Respire. A vida é agora.
Desenvolvedor de Software | Front-end | JavaScript| TypeScript |React
2 asai de um emprego pq estava ficando muito ansioso, me cobrando muito
CTO | Diretor de TI | IA | Transformação Digital| Tecnologia, Projetos, Produtos Digitais
3 aótimo post Marcos Nunes 😊