Como a liderança pode ajudar na manutenção da felicidade da equipe?
No texto anterior falei da importância de nos sentirmos felizes para produzirmos melhor e que o conceito da felicidade passa por um senso de satisfação e menos resistência. Disse ainda que com o desenvolvimento da disponibilidade emocional, líderes podem ajudar, e muito, na manutenção da felicidade da equipe.
Agora trago algumas ideias para colocarmos em prática e criarmos um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e inovador. A meu ver um líder deve, constantemente, checar se está promovendo essas oito atitudes no ambiente de trabalho. Claro que é um processo e que as mudanças não acontecem de uma hora pra outra, mas com constância e intenção, vamos conseguir fazer a transformação necessária.
1.PRATICAR E PROMOVER AUTOCONHECIMENTO
Utilize ferramentas de mapeamento para conhecer pontos fortes e fracos da sua personalidade e de seus colaboradores. Usando essas metodologias, é possível dar a cada pessoa a função que melhor a ela se destina.
2. DESISTIR DO COMANDO E DO CONTROLE
Dê autonomia e ritmo humanizado para você e seus colaboradores estabelecendo metas, horários flexíveis, prazos negociáveis, gestão por resultados. Lembre-se que o calendário deve prever pausas e incentivo de uma vida para além do trabalho.
3. INCENTIVAR O DETOX TECNOLÓGICO
Estabeleça um horário para encerrar o envio de emails e de mensagens. Se eventualmente esse limite precisa ser ultrapassado, mostre que se trata de uma exceção. Deixe a tarde de sexta-feira livre para finalizar pendências, se possível.
4. VALORIZAR O TEMPO DO OUTRO
Tenha em mente que as reuniões devem ser produtivas, com pautas pré definidas e o papel de cada um. Peça para alguém registrar a reunião e fazer o follow up dos próximos passos.
Recomendados pelo LinkedIn
5. OFERECER E SOLICITAR FEEDBACK E FEEDFORWARD REGULARMENTE
As pessoas querem saber se estão fazendo o que se espera delas, como estão indo, para onde estão indo. Essas conversas dão significado para o trabalho e senso de direção, o que aumenta a produtividade e contribui para reduzir a ansiedade.
6. PROMOVER A CONVIVÊNCIA INCLUSIVA
Crie espaço de conversas mais soltas e de celebração na abertura de reuniões e encontros. Esteja aberto e garanta momentos para que todos no time tragam seus pontos. Ouça mais e evite comentar ponto a ponto tudo o que o time fala. Lembre-se sempre que feedbacks corretivos devem ser realizados em conversas um a um e nunca em grupo, pois pode causar constrangimento.
7. CONTRATAR E RETER TALENTOS DIVERSIFICADOS
Mentoria, treinamentos para aceleração de carreira, coaching e programas de saúde mental são ações afirmativas e intencionais que trazem uma contribuição importante para criar um ambiente mais diversificado. Preste mais atenção às mulheres e grupos historicamente minorizados, que tendem a enfrentar mais sobrecarga.
8. PRATICAR O IMPACTO POSITIVO
Como você pode fazer o que está fazendo cuidando mais das pessoas ao redor? Faça a si mesmo essa checagem sempre e busque suporte profissional para avançar. Lembre-se que esta é uma missão para toda a organização e um olhar sistêmico é necessário.
Essas são as minhas contribuições por hoje e gostaria de saber se você tem alguma sugestão para a gente ampliar essa lista de boas práticas para cuidar de líderes e liderados, construindo relações mais humanizadas. Comenta aqui, e me escreve?!