Como manter o foco num objetivo e não desistir

Como manter o foco num objetivo a longo prazo e não desistir no caminho?

Não sei se já aconteceu contigo, a gente tem uma meta, até começa bem, faz a primeira semana, faz a segunda, na terceira acaba ficando pelo caminho… você começa a diminuir aquilo que está fazendo e aquilo que você queria acaba não acontecendo na sua vida. Já aconteceu isso contigo?

Quero dividir com você os 4 passos que você precisa dar pra conseguir realizar o objetivo de longo prazo sem perder o foco ou ficar pelo caminho

1º Passo – Clareza

O primeiro passo pra você conseguir alcançar o que você quer é: Clareza.

Tudo na vida começa com clareza.


O que acontece com muita gente é que elas não têm clareza do que querem pra vida. Por exemplo: “eu quero ficar rico” ou “eu quero emagrecer”. Isso não é clareza suficiente. 

Pra ter clareza pra realizar um objetivo de longo prazo você precisa saber em detalhes aquilo que você quer. Você precisa saber em quanto tempo você vai conseguir.  

Vamos imaginar que você queira ficar rico. Em quanto tempo você quer ficar rico? Quanto de dinheiro você precisa conseguir?

É fundamental que você tenha clareza daquilo que você quer alcançar pra sua vida.

2º Passo – Propósito Inabalável

Quando você está num lugar e quer ir pra outro, tem uma força que te mantém no lugar que você está. Então, como que você sai de onde está pra ir para o próximo lugar?

Você precisa achar uma força que seja maior lá, do que a que está te deixando no mesmo lugar.

O nome dessa força que puxa você em direção a onde você quer ir é o Propósito Inabalável.

O propósito inabalável pode ser de 3 tipos. 

Ele pode ser um propósito que tem relação com você. Ex: eu quero fazer isso porque eu quero ter um carro x ou uma cobertura duplex ou um Iphone de última geração.

Ele pode ser um propósito inabalável por “nós”. Ex: por meus amigos, meus irmãos, minha família, minha mãe, meu pai, meus filhos.

Ele pode ser também um propósito inabalável por “todos nós”.


Depois que você preenche o que você quer pra você, pra nós, pros seus, aí você se preocupa com TODOS NÓS.   

Eu não sei exatamente qual é o seu caso, mas o que acontece com muita gente é que elas querem ter um propósito nobre como ajudar a humanidade, só que aquilo não move ela adiante porque ela não preencheu o EU ainda. Se ela não preencheu o EU ainda, ela não pode pensar no todos nós, nem mesmo no NÓS. 

Não tem vergonha nenhuma se o que te mexe pra frente é uma cobertura duplex, se o que te puxa pra frente na sua vida é um carro importado.

O problema é quando você não acha o seu propósito inabalável ou fica buscando o propósito inabalável errado.  

O oposto também acontece. Tem muita gente que está buscando seu propósito no EU quando na verdade o propósito dele as vezes já está no NÓS ou no TODOS NÓS.

Se você não está conseguindo ir pra frente, manter o seu foco naquilo que você quer de longo prazo, talvez o que esteja acontecendo é que você não sabe o seu propósito inabalável ou o seu propósito inabalável está no lugar errado.

3° Passo – Se lembrar constantemente

Esse passo é muito simples e muito poderoso. É você, simplesmente, estar sempre presente pros dois primeiros passos. 

O que acontece com muita gente é que elas têm a clareza, encontram seu propósito inabalável, daí passa uma semana ou 2 e não lembram mais.  

Lembre-se sempre dos 2 primeiros passos.  

Como que eu, Geronimo, faço isso?

Quando eu termino a minha meditação de manhã, na primeira hora do meu dia, eu me lembro do que eu quero conquistar na minha vida (minhas próximas conquistas) e me lembro qual é o meu propósito inabalável. 

Não faço isso todos os dias, mas 3, 4, 5, 6 vezes por semana. 

4° Passo – Comemorar as pequenas vitórias

Entre o 8 e o 80 existem 72 níveis. A gente não pode esquecer de comemorar as pequenas vitórias.

Se você está no seu ponto A e quer chegar no ponto B, você precisa comemorar suas pequenas conquistas ao longo do caminho.


Comemorar ajuda você a se manter firme no caminho daquilo que você quer pra sua vida. 

Saia pra comemorar, se divirta a cada pequena vitória ao longo da jornada. Lembre-se sempre que a felicidade não é uma linha de chegada, aproveite e seja feliz na sua jornada.

Fez sentido pra você? Me conta nos comentários!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos