Como migrar aplicativos e dados para nuvem?
Chega um momento que é necessário avaliar o uso da nuvem, levar aplicativos e dados para rodarem lá. Seja em São Paulo, Recife ou Porto Alegre, empreendedores e pequenas e médias empresas têm dúvidas e desafios.
Se você decidiu migrar seus aplicativos e dados para a nuvem, e vai começar migrando do hardware físico local existente para uma solução de nuvem, você precisará compreender que irá contratar e pagar apenas pelos recursos e pelo tempo de computação que usar. Algumas dúvidas podem surgir:
(Equipe do site) - Como o Azure aprimora a disponibilidade e a escalabilidade do site?
(Equipe de implantação) - Como a computação em nuvem pode tornar nossos processos de implantação mais rápidos?
(Equipe de desenvolvedores) – Quais as opções que estarão disponíveis quando estiverem criando aplicativos na nuvem? Por exemplo, há alguma forma de executar os aplicativos em uma configuração híbrida, na qual parte do aplicativo é executada localmente e o restante do aplicativo é executado na nuvem?
(Dono) - Quanto custa? O nosso custo vai aumentar ou diminuir? Tem fidelidade? Vamos pagar em Dólar ou Reais?
Para ajudar com essas dúvidas, primeiro é preciso conhecer os benefícios da computação em nuvem:
Quais as vantagens da computação em nuvem?
Alta disponibilidade: dependendo do SLA (Contrato de Nível de Serviço) que você escolher, seus aplicativos baseados em nuvem poderão oferecer uma experiência de usuário contínua.
Escalabilidade: os aplicativos na nuvem podem ser dimensionados de duas maneiras:
- Vertical - para aumentar a capacidade de computação adicionando RAM ou CPUs a uma máquina virtual.
- Horizontal - aumenta a capacidade de computação adicionando instâncias de recursos, por exemplo, adicionando VMs à configuração.
Elasticidade: você pode configurar aplicativos baseados em nuvem para aproveitar o dimensionamento automático, de modo que os aplicativos sempre tenham os recursos de que precisam.
Por exemplo, uma empresa disponibilizou 7 novos aplicativos ou sistemas e a demanda de uso, na última semana do mês, em 3 deles extrapolou o previsto, em 2 ficou dentro da normalidade e nos outros dois a demanda ficou bem abaixo do esperado.
Como provisionar recursos neste cenário? A capacidade dinâmica de aumentar ou diminuir recursos para atender estas cargas de trabalho é a elasticidade.
Agilidade: implante e configure rapidamente os recursos baseados em nuvem à medida que os requisitos de aplicativo mudarem.
Distribuição geográfica: você pode implantar aplicativos e dados em data centers regionais em todo o mundo, garantindo assim que os clientes sempre tenham o melhor desempenho em sua região.
Recuperação de desastre: ao aproveitar os serviços de backup baseados em nuvem, a replicação de dados e a distribuição geográfica, você pode implantar os aplicativos com a confiança de saber que seus dados estarão seguros em caso de desastre.
Preço: vai depender do recurso utilizado, os serviços ativos e o tempo de uso. Esta composição gera o relatório de consumo, em Dólar. Na data de corte, é convertido em Reais e emitido o boleto de cobrança. Serviços adicionais de migração, configuração ou implementação de ambiente podem ser contratados a parte.
Peça aqui! - Você pode fazer um teste por 30 dias ou solicitar uma estimativa de custos para o seu caso específico. Não deixe para depois!