Como Minas pode se tornar o Vale do Silício brasileiro?

Como Minas pode se tornar o Vale do Silício brasileiro?

Há alguns anos, o ecossistema mineiro vem avançando, acompanhando atentamente a inovação, as tendências e o empreendedorismo tecnológico. Diversas ações e projetos têm sido desenvolvidos a fim de movimentar e fomentar a inovação, a cultura empreendedora e criativa em Minas, mostrando o quão priorizado está o setor de Ciência e Tecnologia no Estado.

A partir de influências do próprio Vale do Silício, diversas startups foram surgindo, empresas inovaram em processos, tecnologia, entre diversas outras mudanças para imprimirem um comportamento que, de fato, tem dado certo em São Francisco.

E o que diferencia esse ambiente do resto do mundo?

Dentre várias características que podemos citar, selecionamos três que podemos nos concentrar efetivamente para trazer essa cultura para Minas.

1. A cultura da cooperação, colaboração e convergência de conhecimentos

Os processos de brainstorm, troca de ideias, experiências e conhecimento entre todos os stakeholders do ecossistema de tecnologia e inovação deve ser efetivo, dinâmico e constante. Não há barreiras ou dificuldades entre o compartilhamento de conteúdo e boas práticas entre empresas, parceiros, fornecedores, instituições e demais envolvidos. Todos cooperam uns com os outros a fim de formar uma rede de valores e potencializar os negócios.

2. Talentos qualificados e apoio educacional para o empreendedorismo

O investimento para disseminação de conteúdo de qualidade, na qualificação de profissionais e o apoio educacional para o empreendedorismo é fundamental para desenvolver um ambiente promissor e cada vez mais inovador. A gestão e retenção de talentos se dá a partir de sua valorização, desenvolvimento e a gestão por resultados. Por meio do seu conhecimento e competências bem desenvolvidas, conseguem tornar o ecossistema cada vez mais propício para o fomento da inovação e geração de negócios.

3. O desenvolvimento de redes de financiamento eficientes e flexíveis

Para todo ecossistema que deseja se manter constante em inovação, o financiamento dessas grandes ideias é fundamental. E, na maior parte das vezes, a alta burocracia e o difícil acesso dificultam o surgimento e manutenção de startups promissoras, além do crescimento das empresas que já atuam há um tempo no mercado. Por isso, formar redes de financiamento eficientes, flexíveis, além de facilitar o acesso dos empreendedores aos grandes investidores e fundos de investimento é essencial para crescimento e sobrevivência das empresas.

Mas para que isso seja possível, é necessário fortalecer as redes, conectar os grandes projetos, todos os agentes do ecossistema e, principalmente, estreitar o relacionamento das comunidades de inovação que compõem o estado para que todas as engrenagens funcionem juntas.

Sabemos que somente por meio do trabalho integrado de todos os stakeholders e de estratégias cooperativas, conseguiremos atingir um crescimento exponencial de todo o ecossistema de tecnologia e inovação.

Em 2018, Minas tem tudo para ser a maior concentração de inovação do Brasil e um dos maiores destaques do mundo.

Vamos trabalhar juntos nessa?

Curiosidades

Atualmente, Minas Gerais é o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, estando atrás apenas de São Paulo. Grandes polos reconhecidos internacionalmente como San Pedro Valley, Santa Rita do Sapucaí, Viçosa e BH-Tec estão presentes em nosso estado. Também possui diversos programas de aceleração de startups, além de mais de 20 incubadoras situadas em 16 cidades e, além disso, é o maior estado em número de universidades públicas do Brasil.

Pode-se citar também os parques tecnológicos, espaços que reúnem empresas de base tecnológica, centros de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e universidades, e visam estimular o nascimento e execução de ideias inovadoras. Hoje, Minas possui três unidades em operação, sendo elas em Belo Horizonte, Itajubá e Viçosa e outras três em processo de implantação, tais como Lavras, Juiz de Fora e Uberaba.

E você? O que acha que pode ser feito para potencializar nosso ecossistema de inovação?

Conta aí!

Beijo e até a próxima! =)

Conteúdo produzido para o Portal do Sindinfor!

Elton Costa, MBA

Sócio Diretor e Consultor at Quille Consultoria

7 a

Parabéns pelo artigo Gabriela! Outra característica do mineiro reside na generosidade. Somos um povo que quer, de verdade, gerar valor para o mundo, somos desapegados e esse modelo mental favorece as conexões de valor e a colaboração entre indivíduos e organizações. Chegaremos lá e espero que todo o Brasil também chegue junto. Todos merecemos. Estamos juntos!

Angelo Cardoso

Especialista em Hubspot | Estrategista | Growth

7 a

Ótimo artigo! Acredito que Minas aponta para a direção da Califórnia, o caminho é longo mas não é impossível, temos ótimos exemplos de startups por aqui que estão deslanchando.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabriela Machado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos