Como minimizar o impacto das mudanças
O fato de vivermos num mundo marcado por muitos processos de mudança é reconhecido e fortemente sentido por todos nós, uma vez que somos atravessados e, em alguma medida, afetados por todas elas.
No universo corporativo isso não é diferente. Mudanças tecnológicas, comportamentais, econômicas e políticas, dentre outras, causam grande impacto em organizações dos mais diversos segmentos e exigem adequação e inovação nos sistemas de gestão dos vários processos organizacionais.
Se considerarmos que, de modo geral, somos resistentes a mudanças de qualquer ordem, seja na vida profissional, social ou pessoal em suas distintas dimensões, as mudanças às quais somos constantemente submetidos e a velocidade com que se apresentam resultam na necessidade de enfrentamento de inúmeros desafios.
Contudo, mesmo que nos sintamos mais seguros imaginando que as coisas da vida são estáveis, a única certeza que temos é a de que tudo está em constante movimento. Tudo se transforma ao longo do tempo, as coisas não são, mas estão temporariamente desta ou daquela maneira. O reconhecimento desse fato gera incertezas e, consequentemente, tem implicações para o modo como nos relacionamos com essa realidade, o que exige um constante reposicionamento diante das mais variadas circunstâncias.
Estar ciente de que nada está dado como certo, ou seja, de que tudo está em processo de vir a ser, faz com que vejamos as mudanças como parte inerente da vida e nos sintamos mais preparados para lidar e reagir a elas. Além disso, reconhecer que tudo é cambiante e, portanto, tudo se transforma, traz a impossibilidade de se criar regras imutáveis e de que as verdades sejam sempre absolutas.
As regras, que devem ser atinentes à compreensão dos processos, precisam ser repensadas e ajustadas para melhor se alinhar às circunstâncias que se apresentam. Aceitar esse fato é importante por possibilitar a criação ou adequação de estratégias que sejam de essência flexível e adaptável visando a obtenção de melhores resultados.
Mas tão importante quanto estar preparado para as mudanças é saber reconhecê-las e, até mesmo, se antecipar a elas. Isso é possível a partir do desenvolvimento de um olhar mais cauteloso e abrangente em relação às coisas ao redor, o que possibilita uma leitura mais apurada da situação sempre levando em conta a contextualidade e as particularidades de cada uma delas.
Deste modo torna-se possível não somente avaliar o grau de probabilidade da ocorrência de possíveis mudanças como também de que modo podem impactar no cenário como um todo. A possibilidade de antecipação às mudanças permite uma melhor preparação para a tomada de ações em tempo hábil, reduzindo consideravelmente o impacto causado aumentando, assim, as chances de sucesso.
Analista Operacional | Financeiro | Bancos | Cartões | Credito Pessoal | Consignados | Sac | Gerente de Novos Negócios
6 aExcelente. Se antecipar é a chave, como bem disse em seu texto. Sejamos inteligentes e cautelosos nesse sentido. Muito obrigado por compartilhar! 👍