Como montar e manter uma Equipe Perfeita pra sua Startup

Como montar e manter uma Equipe Perfeita pra sua Startup

Algumas coisas devem guiar nesse processo, gostaria de citar duas nesse momento:

  • A primeira coisa que deve lhe guiar é buscar pessoas que complementem o que você faz.
  • A segunda é sempre buscar pessoas melhores que você. 

Um dos principais quesitos que podem fazer sua startup decolar e dar muito certo é ter um time consistente e de alta performance, empreendedores de excelência.

Ao avaliar uma startup seja por uma aceleradora ou investidor, antes de olhar o produto ou o negócio, eles vão avaliar o TIME, os empreendedores e o potencial dessas pessoas trabalhando em conjunto. 

Mais por que? No inicio de uma startup existe uma grande possibilidade de pivotar o negócio, mudar o rumo das coisas, então podemos dizer que as pessoas investem no time e na capacidade da equipe desenvolver e executar um negócio. 

Então a grande pergunta é: Como criar e manter uma excelente equipe pra sua startup? Por onde começar?

Depende muito do tipo de startup/negócio que você tenha, por exemplo, você tem uma base de exigência de muita tecnologia? Ou pode ser que você tenha uma necessidade de infraestrutura, ou até mesmo um grande volume de dados ou informações, qual o seu core-business? É relacionado a logística e distribuição, é muito importante entender o perfil do seu negócio.

Normalmente as startups se dividem em perfil técnico, negócios/visão e comercial, vale lembrar que em cada um desses perfis existem diversas competências, mais no inicio de uma startup todo mundo faz um pouco de tudo, principalmente ir pra rua, conversar com o cliente e vender, mais tem que ter alguém responsável pelas estratégias de cada uma dessas áreas.

Falando em tamanho de time, dificilmente você vai conseguir andar rápido e com qualidade se for um empreendedor solitário e é mais difícil ainda alguém aportar no seu projeto se você estiver sozinho, costumo dizer que o mínimo é ter duas pessoas no projeto.

Caso o negócio seja de um nicho muito especifico, como por exemplo Hardware, IoT, mercados complexos como jurídico, financeiro ou algo nesse sentido, você deve buscar alguém que te complemente ou que vá fazer aquilo que você não faz com qualidade ou nos pontos que você não sabe, pense que você deve preencher os gaps, as lacunas do negócio devem ser preenchidas.

Como diz o Felipe Collins, head de marketing na ACE aceleradora, todo chitãozinho precisa do seu xoróró, toda sandy precisa do seu Júnior rsrsrsrs…

Uma das perguntas que mais ouço de quem está abrindo uma startup e ainda está na fase de ideação é: Como eu encontro um sócio? Onde eu acho meu sócio desenvolvedor, técnico, comercial ou de negócios?

A primeira coisa é ser franco consigo mesmo, pegue um papel e caneta e anote alguma coisas como por exemplo:

  • O que você sabe fazer?
  • Quais seus pontos fortes e o que você faz de melhor?
  • O que você poderia aprender rapidamente?
  • Quais os diferenciais competitivos você busca pro seu negócio?
  • Quais são as competências que as pessoas do seu time devem ter pra desenvolver esses diferenciais competitivos?
  • Onde essas pessoas estão? Universidades, grupos, comunidades? 

Desenhe quem seria o perfil perfeito do seu sócio pra você entender onde e como busca-lo. Parece óbvio, mais é muito fácil apenas dizer: Eu preciso de um sócio técnico. Porém existem diversos perfis técnicos diferentes, o que ele precisa saber? Qual nível de experiência? 

Existem diversos eventos como hackaton, encontros para desenvolvimento de negócios como meetups por exemplo. Porém você deve se preparar pra convidar uma pessoa pra participar do seu time ou ser seu sócio, lembre-se que no inicio o desafio é grande. Você não tem dinheiro nem produto, apenas uma ideia, então independente de qual seja o seu perfil, nesse momento você deve ser um vendedor, vender a ideia de negócio pra seu potencial parceiro. Antes de mais nada se pergunte: Que tipo de lugar a pessoa que eu estou buscando frequenta? 

Cuidado quando você encontrar alguém igualzinho a você, provavelmente essa pessoa para a mesma coisa que você e o resultado será o mesmo pra vocês, lembre-se o objetivo é somar, complementar um ao outro.

Antes de fechar qualquer parceria entenda qual a expectativa do seu parceiro, o que ele quer? Vai ser de curto, médio ou longo prazo? O que ele procura? Quais são seus valores pessoais e profissionais?

Avalie se existe sinergia nos pontos citados a cima, é muito importante ter tudo isso claro dês do começo, uma empresa/negócio deve perdurar durante muito tempo e um desgaste ou saída de um parceiro no meio do caminho pode ser altamente prejudicial ao seu negócio, inclusive já vi startups morrerem por causa disso. Acredite: É MELHOR DAR PROBLEMA ANTES DE COMEÇAR DO QUE CHEGAR NO MEIO DA MONTANHA E SEU PARCEIRO OU VOCÊ DESISTIR. Lembre-se: Se a subida da montanha do everest que é muito alta e você tiver de ir sozinho, seus riscos de morte aumentam.

Eu costumo dizer que a sociedade é como um casamento, você casaria com qualquer um por desespero? (Cuidado com a resposta rsrsrsrs).

Entenda a diferença entre sócio e funcionário e quais são as pessoas que você quer em cada uma das posições, pode ser que a sociedade não tenha mais volta. Outro ponto importante nesse quesito é ter o cuidado pra não inflar seu negócio com muita gente no começo, é um grande engano achar que você precisa de uma equipe gigante pra iniciar sua startup, sugiro pesquisar sobre a JORNADA DE UMA STARTUP, quando estamos falando do inicio “fase de ideação” você não precisa de um time grande pois a idéia é aprender com o mercado se o teu negócio faz sentido, se existe um problema e se você pode resolve-lo.

Se você ainda tem duvida se deve colocar alguém como sócio, inicie como parceiro, funcionário ou colaborador, veja como será a relação, seja claro de que existe a oportunidade em se tornar sócio. Avalie como será isso e então tome a decisão na hora certa.

Busque sobre tipos de contrato entre sócios ou colaboradores, procure por Vesting e Mútuo conversível, vai clarear bastante essa questão contratual entre o time.

Um dos grandes erros é o empreendedor contratar vários funcionários, parceiros e conseguir sócios pra desenvolver durante muito tempo uma solução. Essa é uma das clássicas maneiras de se frustrar e quebrar um negócio. Comece pequeno, dês do time ao seu modelo de negócio!

Sua equipe só se tornara gigante, quando você tiver certeza da função de cada um, dar escala ao teu negócio/time deve ser prioridade apenas quando você sabe exatamente como funciona a sua máquina.

No final das contas você que é o fundador deve ser o maior especialista do seu negócio, preocupe-se em aprender o máximo no inicio de sua startup pra que você possa ensinar sua equipe e exigir exatamente as competências necessárias de cada participante do time.

Algumas estatísticas mostram que maior parte das startups que falham ou morrem no meio do caminho se deve a desentendimento do time ou dos sócios.

Um grande complemento pro seu time são os mentores, verifique quem são as pessoas que podem periodicamente dar dicas, direcionar, tirar dúvidas e auxiliar seu time na jornada, uma excelente maneira de encontra-los é no linkedin e acredite: TEM MUITA GENTE BOA DISPOSTA A AJUDAR EMPREENDEDORES. Pessoas de sucesso já passaram pelo que você vai passar, sabem dos desafios e sentem-se satisfeitas em ajudar o próximo a percorrer esse caminho, mais é claro que pra toda regra há uma excessão. 

Muito bom meu velho! Tu é o bixão mesmo hein hehehehe , depois tu podia fazer esses conteudos em video, fica mais dinamico pra galera te acompanhar!

Mariana Marques Paranaiba

Sócio proprietário na Seleto Trajes

6 a

Muitooo bom!!!! Seus artigos me ajudam muito! Obrigada! 😊

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos