Como mudar de carreira e seguir seu propósito?
Quem sou eu para te dar essa resposta? Mas, depois do último post, muitas pessoas me procuraram para conversar sobre esse assunto, o que me fez refletir ainda mais sobre o tema.
Não é receita de bolo, mas vou compartilhar o que funcionou para mim e acredito que seja um caminho que faz bastante sentido.
1. Autoconhecimento. Quanto mais eu procurei me conhecer, mais fácil foi alcançar meus objetivos, profissionais e pessoais. Acredito muito que esse seja um primeiro passo muito determinante, ele vai fazer com que os próximos sejam mais assertivos.
2. Soft skills. No meu caso, por exemplo, não foi o MBA que me ajudou a fazer essa transição. Eu acredito que devo isso muito mais aos coachings, mentorias, terapias, cursos de inteligência emocional, de empatia, de comunicação e muitos outros que fui me jogando e me desenvolvendo cada vez mais não só como profissional, mas também como ser-humano.
3. Movimentação interna x Movimentação externa:
Interna: A empresa que você trabalha hoje já te conhece, sabe do que você é capaz, seus pontos fortes e fracos, confia em você. É muito mais fácil eles apostarem em você em um desafio completamente novo.
Externa: Olhando para fora, faça o "De/Para". Que habilidades você tem que fazem com que você performe na sua carreira hoje, mas que também são relevantes para a carreira que você está mirando? Que experiências que você viveu que também podem ser aproveitadas nessa nova carreira? Destaque isso no seu currículo, nas entrevistas, aqui no Linkedin.
4. Acredite, não desista.
Também já me perguntaram: Mas mudar de carreira não é dar um passo para trás? Não é desacelerar a carreira?
Minha resposta pessoal: Talvez!
Acertar "de cara" a carreira que te faz pular da cama entusiasmado todos os dias desde o seu primeiro estágio com certeza vai te dar uma velocidade diferenciada, mas, se não foi o seu caso, como não é para a maioria dos profissionais (65% das pessoas não fazem o que gostam), é melhor:- "Deixar pra lá, já cheguei até aqui mesmo não gostando muito" ou é melhor daqui 20 anos, você olhar para trás e ver que você fez o que realmente gosta e que te conecta com seu propósito?
A resposta dessa pergunta só você vai ter. Ponto 1: Autoconhecimento.
Workflows automatizados e controle de acessos de usuários. Transforme o processo de On/Offboarding das pessoas nos sistemas de TI de sua empresa. Sem confusão ou riscos.
10 m👍
Top 100 Customer Success Strategists 2021 Customer Success Manager na Allya
4 aAndrea Silva
Gerente de Negócios e Expansão B2B | Gerente Comercial | Gestão de Pessoas | MBA em Gestão de Pessoas
4 aObrigada por compartilhar Mel - Maria Elisa Ramos Varalli . Sucesso !
CX| CS | Voc | Process | Product
4 aParabéns Mel!!! Muito bom esses pontos em seu artigo. Grande abraço Fabiano
Sócia proprietária na Casa da Boleira Brusque e MJL Assessoria Empresarial.
4 aÓtimo! Obrigada por compartilhar.