Como mudar hábitos com sucesso
Em síntese, você verificou no artigo anterior sobre esse tema que, para programar um novo hábito, é preciso inserir no cérebro pré-frontal, uma intenção consciente por meio do pensamento coerente e firme. Dessa forma, quanto mais você repetir o novo hábito mais ele se tornará o seu novo padrão de atuação, requerendo cada vez menos esforço. Você fez o teste após ler o artigo anterior? Qual foi o resultado?
Nessa segunda parte do tema, vamos agregar novas informações para que o seu êxito possa ser cada vez maior na mudança de hábitos.
O hábito dos hábitos ou o “meta hábito”, na mudança de comportamentos é a persistência. Se esse “meta hábito” for instalado será muito mais fácil automatizar os demais.
Para formar novos e duradouros comportamentos, segundo William James (um dos pais da psicologia) é necessário estimular o novo caminho, por meio de um compromisso público e pela solicitação da ajuda de pessoas aliadas. Assim você enfraquece as suas tentativas de regresso ou recaída ao padrão anterior.
Como citamos no artigo anterior sobre esse tema, a motivação faz toda a diferença na instalação de novos comportamentos. Ela nos fornece a energia e o entusiasmo necessários para seguir em frente.
O que você consegue da vida é o resultado da sua persistência e da sua motivação. Da sua disposição continuada em focar e priorizar seus planos e direcionamentos.
Aproveite a sua motivação para implantar hábitos produtivos, pois é ela que dá a você o impulso inicial e o mantém nessa corrida até o fim. É a motivação que faz o que é difícil parecer fácil e o que é pesado parecer leve. É a motivação que auxilia você a criar comportamentos saudáveis e de longa duração.
O sucesso na criação e manutenção de um novo hábito é realizá-lo inicialmente por um curto espaço de tempo e quando estiver se sentindo bem ou gostando, você vai aumentando o tempo. Pratique isso com o hábito de ler, de fazer exercícios físicos, de se alimentar de forma saudável, ou qualquer outro hábito que queira instalar. Inicie com apenas 5 minutos de prática, ou introduza apenas um alimento funcional de cada vez. Economize um pouco de dinheiro por dia e, ao final de seis meses terá o bastante para um presente valoroso. Se aproxime diariamente em 1% daquilo que você deseja e quando você perceber já chegou lá. Um grande maratonista começa andando, depois correndo apenas um km e depois uma maratona completa.
O importante aqui não é a quantidade, e sim instalar o hábito.
Outro fator importante para a efetivação de hábitos saudáveis é medir o seu progresso, para perceber o quanto está avançando e celebrar os seus progressos.
Outra questão que faz a diferença é se comprometer com alguém além de você mesmo. Quando você faz isso, aumenta em até 90% a sua chance de completar uma meta. Quando tem que prestar contas a alguém você aciona o mecanismo de responsabilidade social e zelo pela reputação pessoal. Esses fatores exercem seu poder sobre o comportamento individual e coletivo.
Se você é líder de si mesmo e de outros, lembre-se de que incentivos e responsabilidade também ajudam e muito as pessoas a atingirem metas por meio de novos hábitos. Incentive e responsabilize a si e aos liderados.
Mude hábitos de forma ativa, assumindo o seu poder de mudar. Afinal, você é a causa de tudo o que acontece com você por meio dos seus pensamentos, percepções e ações.
Esteja no centro do seu processo de mudança e evolução. Alguns querem a mudança, mas não querem mudar. Querem uma mágica em vez de uma chave. E o que lhe abrirá as portas para a adoção de hábitos mais produtivos é ser o protagonista da mudança que você quer.
E para concluir, saber o que fazer não é agora a questão central, e sim se comprometer a fazer. É o compromisso que sempre fez, faz e fará toda a diferença na mudança de hábitos. Sucesso.
Dirce Conte – coach executiva e de vida, psicóloga, humanóloga, consultora de empresas em desenvolvimento humano. Contato para cursos e palestras: dircequantica@outlook.com – 41 – 99684-4888. Atendimentos presencias e por WhatsApp.