Como não demitir 100 pessoas. Vamos falar sobre isso?
Esta semana começou diferente. Segunda feira recebemos 3 currículos de pessoas que trabalhavam na Resultados Digitais.
O que parecia uma situação atípica começou a mostrar-se como algo bem mais complexo e profundo.
Começamos a receber indicações de outras pessoas para participar do processo seletivo que temos em aberto e recebi uma planilha com dados de cerca de 50 ex-profissionais da empresa.
Neste processo de entrevistar pessoas para as vagas, conversei com umas 5 ou 6 pessoas diferentes e não tive como não me sensibilizar com o que estava acontecendo.
A descrição da forma como as pessoas foram demitidas é triste. O que ouvi era mais ou menos assim: colocaram as pessoas numa sala, informaram que não iam dar nenhum feedback, que era uma ordem de cima. "- Pega aqui sua cartinha de demissão e boa sorte". Numa sala, com todo mundo junto. :(
Fico sensibilizado porque ouvi pessoas que compraram um sonho, trocaram de emprego, mudaram de cidade, alugaram apartamento, colocaram os filhos na escola para serem demitidos 3 meses depois, sem nenhum critério ou explicação.
Fico impressionado também por ninguém falar sobre isso. Parece tabu, com todo mundo morrendo de medo de falar sobre o que aconteceu. No grupo de Startups ninguém comenta, mas, todo mundo sabe.
Não queria estar no lugar dos sócios da RD, pois, sei que a decisão de demitir tanta gente não foi nem um pouco fácil. Imagino que isso tira o sono deles. Mandar alguém embora é sempre muito difícil. Tenho certeza de que a decisão foi muito doída, mas, espero também que esta experiência nos ensine como não fazer as coisas.
A Resultados Digitais era um modelo para tanta gente, mas, não teve o cuidado necessário ao mandar tanta gente embora. Nenhuma explicação? Nada? Nenhum comentário? Um pedido de desculpas? E ninguém para falar sobre isso? Minha opinião é que as pessoas merecem saber, merecem pelo menos uma explicação. Algo para poder entender: Por que eu?
Acabou o dinheiro? Faltou gestão? Foram comprados? Não importa a razão, explique e peça desculpas. Dê o mínimo de satisfação para aquelas pessoas que acreditaram num sonho e, de repente, tiveram seu chão arrancado sem aviso, sem explicação.
Antes que alguém fale que sou concorrente e por isso estou comentando, quero dizer que nunca vi a RD como concorrente, pois, nossa proposta é outra.
Apesar de todos os erros que cometi, e não foram poucos, aprendi com este episódio e agora sei como não demitir 100 pessoas se algum dia tiver que passar por esta situação.
Um candidato que entrevistei comentou que ia tirar a passagem pela RD do currículo. Eu disse que isso não deveria ser feito. Que apesar da situação, a fotografia do momento não desabona ninguém e que a experiência pode não ter sido boa, mas, serve para construir a história de cada um. É a fotografia do momento, não o filme completo. Serve para construir a história da RD também, que com certeza, passa por este momento amargo após tantos momentos bons.
Sinto por quem foi demitido desta forma. Sinto pela RD. Sinto pelo ecossistema. E acima de tudo, sinto pelas pessoas. Torço para que reencontrem seu caminho e que todos possam sair mais fortes deste momento difícil.
CEO e Founder na Nerus, maior Agência de Prospecção da América Latina | Pai e Empresário | Marketing e Vendas para Geração de Demanda B2B
6 aAugusto Gabriel
CTO at Softprime | Microsoft MVP (IA) | AWS Community Builder (ML) | Microsoft Certified Trainer | AWS Academy Certified Educator
6 aMuito interessante o ponto de vista, que para mim ficou claro dizer sobre a forma e não a motivação ou mesmo o momento que a empresa esteja atravessando. Resumindo é algo que nos leva a pensar sobre como tratamos as pessoas.
R&D Director at Carrier
6 aLarissa Nunes
Comunicação | Sustentabilidade | Gestão de Projetos 🇧🇷🇵🇹
6 aObrigada pela coragem em falar sobre esse assunto. Sinto falta de mais conteúdo crítico sobre o mercado aqui no Linkedin. Como profissional de comunicação, acredito que essa demissão em massa foi um erro do ponto de vista de imagem de marca. Como pessoa, fico impressionada com a falta de tato da empresa em lidar com seu capital humano. Que ao menos possa servir de aprendizado.
Product Marketing | Digital Marketing
6 aArissia Ramos