COMO NÃO PENSEI NISSO ANTES?!

COMO NÃO PENSEI NISSO ANTES?!

Por acaso, você já viu algum negócio e pensou: “por que não pensei nisso”? Fique tranquilo, também já passei por isso (algumas vezes...).

Algumas ideias são tão simples ou bizarras que é possível questionar se dará certo ou se as pessoas pagarão por tal. Pois é, subestimar uma ideia é fácil; todavia, transformá-la em negócio é bem mais complexo. Por acaso você lembra disso?

Calma! Se você já teve não há problema algum e também não é motivo para vergonha (talvez um pouco, rs.). Esta mania fez a cabeça até de famosos como Luciano Huck e Cristiano Ronaldo (pode dar um Google para averiguar). A pulseira de equilíbrio foi um sucesso em grande parte do mundo. Será que havia tanta gente desequilibrada assim...


Além dela, outras ideias ganharam o mundo, como os livros de colorir.

Talvez você tenha uma tia que comprou ou até mesmo você deu de presente para algum parente. Isso foi uma febre. O interessante do livro de colorir foi a sacada de modelo de negócio que impactou toda uma cadeia produtiva. Quando pensamos em colorir, o primeiro público alvo que nos vem a mente são as crianças. Então, por que não mudar esse mindset e repensar esse público? Foi assim que aconteceu no caso do livro, explorando um outro segmento de cliente: adultos; especialmente, as mulheres. Mas esta estratégia vai além, pois impactou mais dois segmentos: as livrarias e as empresas de lápis de cor (neste caso, a grande favorecida foi a Faber Castell). Donos de livrarias chegaram a afirmar que pessoas que passavam direto pelas livrarias sem entrar, agora, entravam para procurar o livro e, consequentemente, conheciam o estabelecimento e outros livros. Já a Faber Castell passou a vender lápis de colorir o ano todo, uma vez que este produto, cobiçado nas listas de materiais, é sazonal.

Mas não para por aí, a última moda agora é o SPINNER. Isso mesmo! Um brinquedo sem tecnologia que é a nova febre da garotada.

Dizem que é para relaxar ou gerar foco. Será que as crianças estão tão estressadas que precisam relaxar ou sem foco?. Será que os maiores especialistas em tendências previam o surgimento deste fenômeno? Ou ainda, será que o idealizador deste brinquedo estruturou um Canvas (que é só uma ferramenta que auxilia na estruturação de um modelo de negócio, idealizada por Osterwalder) antes de lançar?

Ah, faça um teste: na barra de pesquisa do Google, escreva “spinner” e aparecerá um virtual! (Cara de espanto!). Até que é interessante, rs.

A verdade é que algumas ideias não merecem ser menosprezadas, pois podem virar negócios, mesmo que negócios efêmeros, como ocorreu com as duas primeiras ideias deste texto. Será que o spinner é o próximo? Mesmo que passageiro, esses produtos conquistaram vários clientes pelo mundo e geraram grandes receitas.

Realmente, é difícil explicar o sucesso de alguns produtos ou negócios. Talvez haja o fator sorte, atrelado a um engajamento incógnito. Mas isso também passa por uma análise subjetiva (quiçá, crença) de cada pessoa. Independente disso, há um fator que com certeza é primordial para qualquer ideia acontecer, sendo um sucesso ou não: T R A B A L H O.

O escritor Steven Johnson, no livro “Where Good Ideas Come From” (De Onde Vem as Boas Ideiasindico a leitura) ressalta que “o acaso favorece a mente conectada”. Concordo com ele, mas, neste contexto, mudaria um pouco esta frase:

“...o trabalho favorece a mente conectada”!

(Ou vice-versa).

Até a próxima!

Leonardo POA (StartupRio, Professor da UFF e IBMEC e Educador Corporativo).

Richardson Santos

LinkedIN Learning Author | @PapoComRH | Development | People Analytics | Talent | HRBP | L&D | HR Expert

6 a

Gostei da leitura, obrigado por compartilhar!

Rodrigo Curcio

CEO & Founder @HumanAZ | Conecto profissionais de tecnologia com a cultura e competências do seu negócio.

7 a

Excelente o texto Leonardo!! Ênfase para a adaptação da última frase, também sou adepto dessa ideia de que o trabalho, quando empreendido da forma eficiente e inteligente, traz os mais significativos frutos!!

Priscila Monteiro

Empreendedora em Turismo Histórico Cultural, Historiadora, Professora e Fundadora RIOHCTUR - História, Cultura e Turismo

7 a

Acaso talvez seja o insight do momento de descontração da rotina de trabalho. Às vezes precisamos perder o foco e deixar a mente fluir. Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, entre outras atividades físicas geram uma energia e uma abstração que faz com que percebamos algo e ganhemos novo folego para o trabalho. A criatividade surge em mentes livres da pressão do trabalho, mas comprometimento e hábitos ajudam a não perder a capacidade de execução.

Sarah Fernn ♾️🌻

Fundadora da Stardust Zone | Diplomacia Espacial / Diplomacia em ICT, Neurotecnologia, Engenharia de Software e Neurodiversidade | Orgulhosamente AuDHD | Forbes BLK

7 a

Boa!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leonardo PoA

  • EU ACHO!

    EU ACHO!

    O empreendedor é aquele que tem a capacidade de transformar um sonho em realidade, ou seja, fazer acontecer. Todavia…

    3 comentários
  • CUIDE DE SUA MARCA!

    CUIDE DE SUA MARCA!

    Quanto custa construir uma marca? Não há um tempo ou gasto determinado para isso ocorrer, mas é um processo que demanda…

    1 comentário
  • Um nó chamado empreender

    Um nó chamado empreender

    Como desatá-lo? Abrir um negócio não é uma jornada fácil. Muitos empreendedores passam anos tentando viabilizar seus…

  • DETALHES TÃO PEQUENOS... DE UM NEGÓCIO

    DETALHES TÃO PEQUENOS... DE UM NEGÓCIO

    Como foi o carnaval? Descansou? Curtiu? Empreendeu? Mais um carnaval se passou e para muitas pessoas o ano só está…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos