Como nasce um "teacher":
Sou professor, formado em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estou como professor há 13 anos, ensinando e aprendendo sobre a língua inglesa quotidianamente. Comecei a estudar inglês em 1995 e nunca parei desde então. São 26 anos ininterruptos de muita aprendizagem e descobertas com um idioma que está em constate mutação, principalmente pelo seu uso em todos os cantos do planeta. Ouso dizer que em pouco tempo teremos uma língua chamada "globês", devido às influências exercida pelos outros idiomas.
Ao longo de minha carreira como professor de inglês, me deparei e deparo com alunos ávidos e desejosos pela aprendizagem da língua. Sedentos de conhecimento e frustrados por não conseguirem atingir o nível comunicativo, mesmo depois de anos estudando em escolas de idiomas, por meio de aulas privadas com os assim auto-denominados "teachers", por metodologias inovadoras, por meio de softwares, aulas com nativos e outros curandeiros de plantão. O que todos eles tem em comum? Eles não são professores de fato! Eles não possuem conhecimento suficiente de metodologia e didática. Tampouco eles conseguem adaptar o ensino às necessidades dos alunos, entendendo como eles aprendem. O que eles fazem é forçar as pessoas a se encaixarem em suas promessas e uma vez mais o custo é altíssimo. Infelizmente, perde-se tempo e dinheiro, mas acima de tudo, perde-se oportunidade, pois o mercado não espera.
O que me motiva a escrever este artigo é simplesmente pontuar o outro lado. Eu passei 4 anos em uma cadeira na universidade. Estudei, ralei, fiz estágios, defendi minha dissertação, assim como você em sua área de atuação, seja ela qual for. Você sabe como nascem os "teachers"? Eles podem nascer dentro dessas mesmas escolas de idiomas, onde selecionam os alunos com melhores notas para que eles sejam monitores. No fim, acabam recebendo treinamento rápido para que possam seguir o livro e passar adiante as informações, nem sempre tão claras assim. Outros nascem ao chegar ao Brasil. Em seus países de origem faziam qualquer outra coisa, mas aqui, eles viram "teachers". Desde quando a certidão de nascimento é diploma? Eu nasci no Brasil, mas isso não me faz professor de português. Ainda temos aqueles que acham um meio de complementar sua renda, dando aulas de acordo com aquilo que sabem do idioma.
Recomendados pelo LinkedIn
Longe de mim tecer críticas, apenas quero evidenciar o motivo pelo qual as pessoas de modo geral não aprendem de forma efetiva, dominando o inglês de fato. Se hoje você se encontra travado no platô do eterno nível intermediário, pode ter certeza que a culpa não é somente sua. O idioma requer trabalho concomitante de base, estrutura, vocabulário e fonética. Você não vai falar inglês pensando em português! Primeiramente é preciso pensarmos o inglês, sobre o inglês, para finalmente pensarmos em inglês, produzindo diretamente a partir da língua inglesa.
Desejo que possamos ser mais conscientes em nossas escolhas. Quando estamos com uma dor, não buscamos o açougueiro da esquina. Buscamos sempre um especialista. Que possamos ter a mesma atitude quando nos propomos a aprender de fato. Somente um profissional capacitado é capaz de transformar informação em conhecimento. Eu não vendo livros e aulas! Eu vendo conhecimento para que meus alunos possam realizar seus sonhos.
Engenheira de alimentos | Segurança dos Alimentos | Controle de Qualidade | Assuntos Regulatórios
3 aProfissional excelente! Super recomendo!
Diretor Pós-Vendas Tracbel Agro
3 aProfessor, orientador e mentor…sem comparação!
Tax Coordinator at LDC Company I Controladoria I Business Controller | Tax Manager
3 aSuper indico o Yussef Heluany como professor! Sou um exemplo claro que só fazia inglês em escolas e gastava dinheiro a toa e não me desenvolvia!! O método dele é único e surte efeito!!!
.Ajudo as empresas e pessoas a terem a melhor experiência com a implementação do Lean Sixsigma, aplicando o Programa de Melhoria Continua para obter resultados rápidos e consistentes através de uma transformação Lean.
3 aSuper recomendo...ele é fera