Como nos diferenciar em um mercado competitivo?
Tenho mais de 30 anos de experiência no mundo corporativo e considero que cada novo desafio é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Destaco uma experiência em uma indústria de alimentos, até então sempre havia atuado em grandes empresas nacionais e multinacionais, essa seria minha primeira experiência em uma empresa familiar.
Era um grande desafio de organização financeira e econômica. Os principais problemas que encontrei não foram técnicos, o que fazer e como fazer tecnicamente era para mim a parte mais fácil, o desafio estava na cultura da empresa, para fazer a coisas acontecerem, tinha que repensar processos, validar dados/informações, conectar a empresa para que não houvesse mais desperdícios de recursos e principalmente fazer com que todos da empresa entendessem o propósito do trabalho que desenvolviam.
Comento abaixo as principais habilidades que precisei usar e desenvolver para que fosse bem-sucedido em meu trabalho no case que mencionei acima. E são essas competências que considero como um diferencial competitivo para os profissionais.
- Eficiência e Eficácia: Sempre procurar fazer da melhor maneira possível, utilizando o mínimo de recursos, ser produtivo (eficiência) e ao mesmo tempo fazer o que precisa ser feito, repensar se um trabalho precisa ser feito se ainda agrega valor (eficácia)
- Comunicação não violenta: Temos que saber o que, como e em que momento falar, ter empatia em nossa comunicação, sem perder a objetividade de nossa comunicação.
Recomendados pelo LinkedIn
- Busca de Conhecimento: Em muitas situações temos que aprender mais, nos aprofundar em determinado tópico específico, não podemos ser rasos, sermos eternos aprendizes, a atitude e vontade de aprender sempre.
- Iniciativa e atitude: Não podemos esperar com que as coisas aconteçam, temos que ter iniciativa, sermos proativo, termos atitude. Se para concluir um trabalho você precisa de informações de terceiros que não chegam, não fique esperando o dia inteiro o e-mail com as informações, vá conversar com quem produzirá , o que pode fazer para ajudar e mesmo pense em um plano B, de modo que o trabalho seja entregue na data que foi prometido.
- Planejamento e execução: Não saia fazendo um trabalho, planeje o que e como fazer primeiro, pense no escopo do trabalho. Do mesmo modo, não adianta só planejar e não executar, precisamos ter um equilíbrio entre planejamento e execução.
- Liderar pelo exemplo: Temos que ser exemplos em tudo que fazemos, buscar a excelência em tudo que desenvolvemos.
- Disciplina e Foco: Ter os objetivos claros, mantermos focados e termos disciplina diária, fará com que os resultados aconteçam.
- Por fim, uma lição que aprendi em um livro, nosso grande diferencial é nosso Valor Pensante, seja um profissional questionador, conecte os pontos, tenha um raciocínio analítico, tenha uma visão do todo e como tudo se conecta.
Recursos Humanos DHO
4 mExcelente reflexão, Luís. Essa experiência é muito valiosa neste ambiente de trabalho.
Consultora em Segurança do Trabalho e Ergonomia | Thauma Serviços
4 mExcelente! É isso mesmo.
Gerente de Expansão
4 mGrande Luís, obrigado por compartilhar suas experiências meu amigo, ótimos temas para refletir…
Gerente Regional - Gerente de Operações - Gerente de Área - Head Comercial - Consultoria - Implantação - Gerente Geral - Gerente Distrital
4 mExcelente post Luís , essa reflexão nos emite maturidade e domínio no assunto , parabéns!!!!!