Como o blockchain está revolucionando o mundo dos negócios

Como o blockchain está revolucionando o mundo dos negócios

Uma das grandes rupturas que a tecnologia proporciona é o fato de descomplicar a vida das pessoas. Temos visto a multiplicação dos ditos “marketplaces” específicos, conectando compradores e vendedores de qualquer tipo de produto ou serviço. Essa disrupção causada por milhares de empresas de tecnologia, apenas para citar algumas das maiores atualmente como Uber, eBay e Airbnb, revolucionou o mercado, impactando outros players que outrora dominavam o seu nicho (empresas de táxi, grandes varejistas, agências de viagem, imobiliárias, etc.).

Isto não é nenhuma novidade para você, certo? Agora, se eu lhe dissesse que está surgindo uma nova onda em que compradores/vendedores, investidores/credores estarão se conectando diretamente, eliminando inclusive a necessidade deste “intermediário”? Não haveria mais a necessidade que exista Uber, Mercado Livre, Airbnb, bancos. Louco, não?

Tudo isso está sendo possível graças a aplicabilidade do blockchain. Se você apenas ouviu falar de blockchain por conta da maior criptomoeda do momento, o bitcoin, então saiba que esta é apenas uma das inúmeras aplicações o qual o blockchain está sendo utilizado.

Como isso seria possível? Simplesmente conectando pessoas diretamente através de um contrato inteligente e utilizando o blockchain para tornar a transação transparente, confiável e registrada de forma que não possa ser nem alterada, nem excluída.

Existem já algumas plataformas descentralizadoras sendo lançadas como Arcade.city(“Uber sem Uber”) e OpenBaazar (“Mercado Livre sem Mercado Livre”).

Quero aqui apenas exemplificar uma das inúmeras aplicações do blockchain: conectar cooperativas de agricultores familiares com investidores. Uma vez que, como se sabe, é muito difícil e burocrático conseguir crédito e barato, uma fintech chamada Moeda, fundada por uma brasileira chamada Taynaah Reis, surgiu com a missão de dar a pequenos produtoras rurais o acesso a crédito e serviços bancários, dos quais muitos delas estão excluídos.

Assim, através de contratos inteligentes e blockchain, investidores de qualquer parte do mundo podem investir em um projeto de cooperativa de agricultura familiar, adquirindo criptomoedas da empresa e acompanhando todo o processo desde o plano de negócio até a aplicação do dinheiro investido, com o adicional de saberem que o projeto está alinhado com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por sua vez, as pessoas apoiadas que recebem o investimento sabem exatamente de onde o mesmo vem.

Tudo isto, sem intermediários do mercado financeiro, de uma maneira segura, transparente e confiável.

Assista no TED Talk abaixo, a CEO da startup Moeda, Taynaah Reis, explicando como funciona a Moeda e porque o blockchain tem o poder de revolucionar o mercado digital e, no caso da startup dela, impactar a vida de muita gente.

 REFERÊNCIAS

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos