Como o Business Intelligence pode ajudar a gestão de relacionamento com o cliente do seu e-commerce
Já parou para refletir se os seus produtos e serviços estão realmente atendendo às necessidades do seu cliente?
Não é possível responder a essa pergunta sem analisar quem ele é, o que faz e quais são seus interesses.
Um pilar fundamental para escalar o seu negócio é compreender por meio de dados confiáveis o que o cliente deseja comprar e assimilar quais caminhos o consumidor percorre até efetuar a compra.
E o Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta muito proveitosa para gerenciamento de relacionamento com o cliente.
Entenda o que é e como o Business Intelligence pode ajudar nesta tarefa do seu e-commerce!
O que é o Customer Relationship Management (CRM)?
O CRM reúne todas as informações sobre cada cliente e as apresenta de forma clara e concisa.
Dessa forma, o profissional encarregado da interação com o cliente, ou até mesmo o próprio empreendedor, pode tomar decisões mais assertivas para atender às expectativas do cliente e até superá-las.
Com base em preferências, hábitos e padrões de compra, é possível oferecer ao cliente exatamente o que ele precisa. O que é extremamente útil para as equipes de marketing e vendas, essenciais para estabelecer relacionamentos de longo prazo.
Ou seja, o grande objetivo é compreender o mercado e os anseios do consumidor para identificar oportunidades de venda e fidelizá-lo. Assim, os dados armazenados no CRM possibilitam a oferta de benefícios mais desejados, o que facilita a criação de conexão.
Por exemplo, as informações indicam que o cliente pesquisou por determinado produto, mas não finalizou a compra. Alguns dias depois, você envia um e-mail marketing com um cupom de desconto específico para aquela categoria que ele estava interessado e ele adquire rapidamente.
O resultado?
- Mais satisfação para o clientes;
- Diminuição da taxa de perda de clientes;
- Aumento no ticket médio;
- Mais eficiência da equipe ao trabalhar com dados estruturados;
Contudo, um grande desafio para a concretização de iniciativas de relacionamento e fidelização é a dificuldade de obter informações relevantes.
Recomendados pelo LinkedIn
Somente dados não são suficientes
A parte operacional da iniciativa de CRM é a parte relativamente mais simples de ser implementada. Afinal, consiste na criação de canais de relacionamento para obter informações sobre o consumidor e para criar canais de vendas.
No entanto, uma única compra pode gerar uma quantidade de dados imensa. Por isso, é necessário transformar os dados brutos em conhecimento útil para o negócio.
Tendo isso em vista, contar com uma solução de Business Intelligence (BI) se torna fundamental. Isso porque, além de centralizar todos os dados em um único software, o BI possibilita a criação de relatórios úteis para a identificação de oportunidades e problemas.
Em vez de gastar tempo consolidando dados e realizando cálculos, a organização pode concentrar seus esforços na análise de informações e na tomada de decisões estratégicas.
Enquanto o Business Intelligence apresenta oportunidades por meio de uma análise mais aprofundada dos clientes, alinhada às métricas do negócio, o CRM maximiza os resultados por meio de ações específicas. Portanto, ambos devem evoluir em conjunto dentro da empresa.
Use o Business Intelligence para se destacar da concorrência
No mercado atual, a informação é um dos ativos mais importantes, afinal é crucial para e-commerces entenderem o que o consumidor precisa, quando precisa e qual é o melhor momento para realizar a venda.
Porém, essas informações precisam ser acessíveis com rapidez e segurança.
Entre em contato com o nosso time e leve a nossa solução de Business Intelligence para facilitar a gestão de CRM do seu e-commerce!