COMO O CONSUMIDOR ATUAL ESTÁ COMPRANDO?

COMO O CONSUMIDOR ATUAL ESTÁ COMPRANDO?

MUITA COISA MUDOU COM A INTERNET E AS REDES SOCIAIS… PARA ATRAIR O NOVO CONSUMIDOR É ESSENCIAL CONSTRUIR UMA REPUTAÇÃO CONFIÁVEL.

Estamos na era digital. Um momento da história em que a comunicação assumiu uma velocidade nunca antes vista. Se olharmos para trás, vamos encontrar uma realidade bem diferente de hoje. Basta lembrar que há 20 anos atrás o telefone fixo era uma propriedade que chegava a custar o equivalente a um carro, de acordo com a região. E que, portanto, era acessível apenas a algumas poucas pessoas, tornando a comunicação telefônica restrita a poucos.

Consequentemente, o consumidor de hoje, não pode ser o mesmo daquela época. Afinal, ele tem acesso a inúmeras formas de comunicação que agilizam suas pesquisas, que facilitam a compra e competem entre si por sua atenção. Para esse consumidor é necessário mais que uma simples promoção para atraí-lo.

 

QUEM É O NOVO CONSUMIDOR

O consumidor atual tem pressa em ser atendido, não quer esperar. Ele quer exclusividade, quer sentir-se importante. E para isso ele vai comprar de quem atende-lo mais rápido, melhor, e com o preço mais competitivo. Um dos principais diferenciais que sua empresa pode oferecer, está no atendimento e na agilidade para compra e entrega.

Mas não é só isso. Esse novo consumidor não sai comprando de quem não conhece. Ele vai buscar referências sobre a empresa. Onde? Na internet! O Facebook, Reclame aqui e Google são fontes de informação sobre a qualidade de sua empresa. E um cliente insatisfeito pode não falar pra você o que não gostou na sua empresa, mas pode divulgar nessas redes de forma desastrosa.


Lembramos aqui a velha regra sobre esse assunto: se o cliente gostou do seu produto, irá contar para 3 amigos. Se não gostou, contará para 10. Mas multiplique esses números pela lista de amigos virtuais, e você já terá uma idéia do que pode acontecer com sua marca.

Portanto não adianta continuar achatando seus preços e margens de lucro, até tornar o negócio insustentável, acreditando que esse novo consumidor só quer comprar pelo preço. Faz-se necessário investir na imagem da marca on-line.

Um exemplo interessante, aconteceu com a Netshoes. Bombardeada por reclamações no site Reclame Aqui, a empresa decidiu montar um SAC para atender seus clientes nas redes sociais (a primeira empresa no Brasil a criar esse sistema) e com isso conseguiu resolver 96% das reclamações e mudar sua reputação nesse site e, consequentemente, na internet.

 

COMO CONSTRUIR UMA REPUTAÇÃO CONFIÁVEL NAS REDES SOCIAIS?

Trouxemos algumas idéias pra você praticar e construir sua reputação:

  • Peça a antigos clientes que façam uma avaliação na sua página no Facebook;
  • Publique conteúdo relevante nas redes sociais (dicas, informações, novidades);
  • Curta e responda aos comentários feitos nos seus posts, interagindo com sua audiência e demonstrando respeito pelo seu cliente;
  • Mantenha seus perfis atualizados. Não adianta criar uma Fan page, por exemplo, colocar algumas fotos e deixar lá, como uma vitrine;
  • Tenha um site. Empresas com site são mais confiáveis, pois demonstram uma visão empresarial mais abrangente. Além disso, é mais uma forma de estar presente na internet;
  • Crie um sistema de pós-venda: fidelizar um cliente é mais fácil que conquistar um novo. Agrade quem já comprou de você e garanta mais vendas!

Dá trabalho? Sim, dá. Mas se você quer ter resultados positivos, se manter no mercado e crescer com esse novo público, vai ter que fazer. O mundo está mudando, e você precisa correr pra acompanhar, para continuar crescendo no seu mercado e ter sucesso!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Solange Caramel

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos