COMO O EB PODE ATUAR EM NO SEU SEGMENTO

COMO O EB PODE ATUAR EM NO SEU SEGMENTO

#03 / 10 - O Papel da marca empregadora em setores específicos

As ações de marca empregadora, fazem parte de estratégias essenciais para todas as empresas e independentemente do setor em que atuam. No entanto, sua implementação pode variar significativamente entre os mercados que atuam devido a diferentes necessidades, expectativas dos profissionais e características próprias de trabalho em cada setor.

Vamos explorar como o employer branding pode ser aplicado em diferentes segmentos de mercado e como isso impacta os profissionais que trabalham em cada um deles:

  • Tecnologia: Empresas de TI enfrentam uma intensa competição por talentos qualificados, especialmente em áreas como desenvolvimento e inteligência artificial. Nesse mercado, o Employer Branding enfatiza a cultura inovadora, oportunidades de desenvolvimento profissional e flexibilidade no local de trabalho para atrair profissionais talentosos.
  • Saúde: No setor de saúde, as ações de marca empregadora deve destacar a missão da empresa de salvar vidas e impactar positivamente a sociedade. As estratégias podem incluir programas de bem-estar para funcionários, oportunidades de treinamento e desenvolvimento contínuo, e uma cultura centrada no cuidado e empatia.
  • Financeiro: As instituições financeiras se beneficiam de um Employer Branding que transmite estabilidade, crescimento e oportunidades de carreira a longo prazo. Estratégias eficazes incluem programas de desenvolvimento de liderança, políticas de trabalho flexíveis e benefícios atrativos para colaboradores.
  • Varejo: No varejo, o fundamental para atrair profissionais é a representação da marca. Também deve oferecer um excelente atendimento ao cliente internos e externos. As estratégias podem incluir treinamentos específicos, programas de reconhecimento e incentivos para funcionários que exemplificam os valores da marca.
  • Indústria: Empresas industriais podem usar o Employer Branding para destacar suas práticas de segurança, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Programas de treinamento técnico, planos de carreira claros e benefícios para a família são aspectos valorizados pelos profissionais do setor.
  • Agronegócio: Preocupe-se em realizar ações de marca empregadora que mostre o trabalho tecnológico e condizente com as práticas mais modernas. Mostre bem seus benefícios e, como é uma área de vagas complexas, procure manter bem sua estrutura de carreiras, cargos e salários. Deixe isso claro, além de mostrar claro, sua história e os benefícios que sua empresa trás para o mundo. Gere engajamento com ESG.
  • Startups: EB é sempre um desafio, mas em especial as startups, por conta dos perfis dos profissionais de liberdade, necessitam atuar com ações que promovam uma cultura criativa e inovadora, para poder atrair talentos. Apoiada na força da diversidade, equidade e inclusão e bem transparente no quesito flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, essas ações podem dar melhores resultados. Por ser uma público mais jovem, o engajadamento com a comunidade e responsabilidade social também atraem, e claro, bons benefícios e ambiente inovador. Um mercado que requer autenticidade.

Como vimos acima, independentemente do setor, a chave para um Employer Branding eficaz é compreender as expectativas e necessidades dos profissionais específicos de cada mercado. Assuntos chave como transparência na comunicação, segurança, benefícios, bem estar e carreiras, são a chave para boas ações, claro que só faz sentido se for genuíno! As pessoas hoje, independente do mercado, buscam locais que os façam bem.

Ao adaptar corretamente suas ações de Employer Branding conforme o mercado em que atuam, as empresas obtêm diversos benefícios, incluindo a atração de talentos qualificados alinhados com sua cultura e valores, fortalecendo a equipe e contribuindo para a excelência nas operações. Uma marca empregadora bem estabelecida aumenta a oportunidade de continuar os colaboradores e criar um ambiente de trabalho engajado, reduzindo a rotatividade de pessoal. Além disso, uma estratégia alinhada com o mercado melhora a reputação da empresa abrindo portas para novas oportunidades e mantendo-se competitiva, respondendo de forma eficaz às demandas e expectativas do setor, garantindo sucesso sustentável a longo prazo.

#eb #marcaempregadora #employerbranding

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nilton Junior

  • Onboarding: eu aceito!

    Onboarding: eu aceito!

    O "noivado" entre Colaborador e Empresa começa no onboarding Para começarmos alinhados: onboarding é a primeira etapa…

    4 comentários
  • Explorando as "Lentes" do Conhecimento

    Explorando as "Lentes" do Conhecimento

    Um Novo Jeito de Aprender nas Empresas. No cenário atual, é essencial que as empresas reavaliem a forma como abordam a…

  • VOTOU?

    VOTOU?

    Direito ao voto, ética e desenvolvimento pessoal: uma reflexão minha para a sociedade. Vivemos em tempos onde a…

  • Leve a sério sua análise de cargos!

    Leve a sério sua análise de cargos!

    A Importância de uma análise de cargos eficiente para a Transformação Organizacional O ambiente de trabalho moderno…

    1 comentário
  • FILOSOFIA, DESENVOLVIMENTO E PIPOCA 🍿

    FILOSOFIA, DESENVOLVIMENTO E PIPOCA 🍿

    A importância em se desenvolver para ser notado no mercado. Qual a relação disso com suas escolhas!? A reflexão deste…

    3 comentários
  • A Importância da Avaliação de Desempenho

    A Importância da Avaliação de Desempenho

    Esse processo tão importante, que muitas vezes é banalizado por falta de continuação! A avaliação de desempenho é um…

  • IMPORTÂNCIA DO LÍDER NO PROCESSO DE R&S

    IMPORTÂNCIA DO LÍDER NO PROCESSO DE R&S

    Tão mais importante, é liderar a escolha do futuro do seu time! A participação ativa do gestor no processo de…

    2 comentários
  • VAGAS AFIRMATIVAS NÃO SÃO MODA!

    VAGAS AFIRMATIVAS NÃO SÃO MODA!

    "Vagas afirmativas não são apenas mais 'uma vaga', são uma construção!" Essas palavras da Nathalia Sobral, da Cargill ,…

    1 comentário
  • Já ouviu falar no Tecno-Feudalismo?

    Já ouviu falar no Tecno-Feudalismo?

    Regredindo no futuro, com antigas práticas muito atuais. Na idade média, tínhamos os sistemas feudais, uma estrutura…

  • E O QUE VEM DEPOIS?

    E O QUE VEM DEPOIS?

    #10 / 10 - Hoje estamos evoluindo bastante no tema EB. E o futuro? Te convido a olhar para o futuro da marca…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos