Como o esporte pode potencializar o desempenho no trabalho
O mundo corporativo e o universo dos esportes são mais próximos do que se pode pensar. O caminho da disciplina e da competitividade, desenvolvido em líderes e atletas, pode fazer toda a diferença nos negócios. Uma pesquisa da consultoria Deloitte mostrou que o esporte na infância, por exemplo, ajuda mulheres a crescer na carreira. 70% das executivas entrevistadas pela consultoria e que ganham acima de US$ 100 mil por ano se dedicaram à prática esportiva quando eram crianças!
E o mindset esportivo pode ser utilizado a serviço da sua carreira.
Primeiro que, para você se manter competitivo ao longo da sua carreira, precisa do esporte, da alimentação saudável e do cuidado com o corpo. O mesmo precisa acontecer com a sua profissão: você precisa tomar conta da sua história e do seu legado. Quando competia na classe LASER, todos os barcos eram iguais aos outros. O que diferenciava eram as pessoas que timoneavam este barco. E a influência foi direta. Eu tinha que cuidar dos ventos, das marés, das ondas, e, ainda por cima, dos meus competidores.
O esporte foi muito importante para a construção da base da nova regata que eu correria no resto da minha vida: a minha carreira. Ele me trouxe capacidade de gerenciamento estratégico desde muito jovem. Também me ensinou a perder, a querer ganhar e a ganhar.
Os benefícios do esporte são inúmeros. Quem pratica esporte tem mais disciplina, mais bem-estar, mais cuidado com corpo, mais cuidado com a mente, fatores essenciais para poder se superar na carreira.