Como o peso corporal afeta o coração?
Atualmente é difícil encontrar um médico que considere o Índice de Massa Corporal (IMC) extremamente fidedigno, pois é uma medida relativamente imprecisa.
Com base apenas no IMC vários dos maiores atletas do mundo se qualificariam como tendo excesso de peso. Isso porque o IMC não contabiliza a massa muscular e a porcentagem de gordura corporal.
Mas, apesar disso, o IMC é a ferramenta mais utilizada para pesquisas sobre peso em nível populacional. Então:
Por que excesso de peso é ruim para o coração?
Por causa das condições associadas ao excesso de peso, como pressão alta, colesterol alto, altos níveis de triglicerídeos. Obesidade também aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Por último as células de gordura, particularmente aquelas na área abdominal, são ativas metabolicamente e causam inflamação no corpo.
Todos esses fatores se unem, criando uma constelação de condições associadas à doença cardíaca.
Recomendados pelo LinkedIn
Por que ter baixo peso é ruim para o seu coração?
Doenças associadas ao baixo peso também estão correlacionadas com um risco elevado de doença cardíaca.
A anorexia nervosa é um exemplo. A doença cardíaca é uma complicação comum em virtude da desnutrição.
É possível que uma pessoa não esteja comendo porque não está bem. A perda de peso inexplicável é muitas vezes um dos primeiros sinais de câncer. Algumas condições cardíacas e hormonais podem causar perda de peso dramática.
Conclusão
De um modo geral, o coração gosta de moderação. Tanto o baixo peso quanto a obesidade estão associados a um maior risco de doença cardiovascular. Mas para ter uma noção do risco individual é preciso mais informações.
Medidas como porcentagem de gordura corporal e índice de adiposidade corporal — juntamente com histórico médico familiar, pressão arterial, colesterol e resistência à insulina — geram um quadro mais claro da saúde do coração.
Fonte: https://cle.clinic/42IYmYG