Como o tempo e a agenda podem influenciar positivamente (ou negativamente) a qualidade de atendimento na clínica.
TEMPO
O tempo de espera do paciente e o tempo de consulta/realização do exame.
Nenhum paciente gosta de ficar muito tempo esperando para ser atendido e realizar um exame. Por esse motivo, a pontualidade conta bastante na satisfação do paciente. Ter uma recepção ágil, com o prazo dentro do estipulado, permite que os pacientes tenham segurança em realizar os exames no local, uma vez que sabem que serão atendidos com rapidez sem prejuízo às outras atividades do dia.
AGENDA
Reconhecer horários de pico de atendimento, a taxa de pacientes que não aparecem (conhecido como no-show) e a taxa de ocupação da agenda.
Para alocar a equipe de forma mais produtiva é preciso reconhecer os momentos de pico de atendimento. Por exemplo, seria o horário do meio-dia? ou talvez após às 18h? É importante cuidar para que a equipe esteja preparada para a demanda.
Realizar isso da melhor maneira inclui saber quais pacientes irão ou não comparecer. Uma forma de ter mais controle sobre isso é enviando mensagens/SMS para confirmar a consulta. Caso o paciente queira remarcar, é interessante buscar outro mais distante na agenda para perguntar se pode preencher o horário livre.
_____________________________________________________________
Através da atenção aos indicadores de TEMPO e AGENDA é possível elevar a qualidade do atendimento e fidelizar os pacientes!