Como o tempo passa rápido quando fazemos o que gostamos ...
Em agosto de 2013, após um episódio lamentável de assédio moral (sim! mas deixamos isso para outra oportunidade, não estraguem o meu bom humor!) eu tive a iluminação divina.
Não quero mais ganhar dinheiro para os outros! Não quero mais não ser reconhecido! Não quero mais que outros levem os créditos do meu trabalho!
Engraçado que normalmente o brasileiro quando tem um lapso destes significa buscar novos rumos na carreira, ou seja, o modo bonitinho de falar que precisa de um emprego novo!
Se o meu cliente acha que eu sou bom no que faço, resolvo seus problemas, entrego o valor que ele espera para atender e melhorar o seu negócio por quê não?
Chega um momento de maturidade que você começa a pensar no por quê da sua carreira chegar em um certo ponto e simplesmente encalhar. Aí você começa a lembrar de passagens da sua vida e entender que tudo faz sentido e você literalmente tem certeza que você representa uma ameaça ao status-quo e o seu líder que tinha que ajudar você a evoluir na sua carreira te enxerga como uma ameaça e quer logo se ver livre de você.
E então você finalmente se liberta das suas crenças e amarras mentais que sempre te falaram que ser empreender é difícil, arriscado e sofrido (sim! é tudo verdade), mas você começa a perceber que é possível.
Quero ganhar pelo meu próprio mérito e ser renumerado diretamente pelo cliente pelo valor que estou entregando.
Foi neste cenário que em agosto/2013 eu decidi empreender no ramo de Telecomunicações fundando uma operadora SCM (Serviço de Comunicações Multimídia) e desde dezembro de 2013 estou dedicado à este empreendimento.
Foram muitas indas e vindas mas, o mais importante, que aprendemos o como é difícil empreender no Brasil, como é difícil atuar em um mercado extremamente regulado (ANATEL) e pouco competitivo por ser dominado por grandes players.
Mas o mais importante é perceber o mercado e mudar seu foco para buscar aquele nicho de clientes mais promissor e rentável para o seu negócio. Nesta busca já oferecemos telefonia flat muito antes dos planos ilimitados, já oferecemos PBX na nuvem antes do mercado falar em nuvem, já oferecemos soluções de menor custo para Call Center na nuvem com roteamento dinâmico configurável muito antes dos outros e sempre percebemos que queríamos abraçar o mundo.
Abraçar o mundo: o maior erro de todo empreendedor.
Agora estamos aqui em nosso 5o pivot buscando atender somente o nicho de pequenos escritórios que dependem de soluções enxutas, customizáveis e com o máximo de mobilidade.
Neste novo modelo já temos os requisitos de mobilidade para Celular, Tablet e Desktop e agora estamos trabalhando na publicação de novos serviços on-line e 100% configuráveis pelo cliente:
- Números Fixos Virtuais: contratação de números virtuais fixos em 50 localidade de todo o Brasil;
- Planos Pré ou Pós-pagos: faça chamadas utilizando as melhores opções de tarifa para números fixo ou celular selecionando as melhores rotas para seus ramais.
- Workflow de Chamadas: configuração de fluxo de atendimento para Troncos, Grupos, Filas e Ramais tornando a forma de configurar um Menu Virtual fácil e intuitiva.
- Siga-me: configuração da função de redirecionamento de chamadas pelo portal para números tronco, fila, grupo ou ramais;
- Gravação de Chamadas: configurável por workflow, tronco, fila, grupo ou ramal com console no portal, arquivos em MP3 e envio dos arquivos por e-mail.
- Correio de Voz: caixas postais de voz com gravações disponíveis no portal em arquivos MP3;
- Portal do Assinante: portal com funcionalidade reduzidas para o usuário poder configurar o seu Siga-me ou o seu Correio de Voz
Validamos a nossa Prova de Conceito e estamos trabalhando para entregar o novo portal do cliente e portal de vendas para o final de setembro de 2017, começando um novo modelo de monetização e esperamos aprender mais e nos manter mais 4 anos no mercado.
Que venham mais 4 anos de dinheiro! Porque trabalho já temos bastante ;-)
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Luis :)
Desenvolvedor de Software | Especialista em Tecnologia de Informação | IA | Construindo a próxima grande inovação
7 aBastante inspirador o artigo e estou torcendo para que a LigFlat chegue longe! Parabéns pela história Luis!
Xamarin | .NET Maui | C# | .NET
7 aParabéns Luis Machado Reis, segue firme ai. Abraço !!