Como o uso da inteligência artificial contribui para o ESG das empresas
Desde 2 de janeiro de 2023, as empresas necessitam dar uma maior atenção aos indicadores ESG devido às mudanças na Instrução 480/09 da CVM. Os critérios ESG são importantes para atrair investidores e garantir a sustentabilidade dos negócios, e, uma excelente forma de se preparar para esse desafio, é utilizando a inteligência artificial.
A inteligência artificial tem ajudado as empresas a se tornarem mais eficientes há algum tempo, com tecnologias preditivas, advanced analytics e machine learning. Com o avanço do ESG, as empresas precisam considerar questões de governança, diversidade e meio ambiente, fator que deixa bem clara a necessidade de abandonar as análises empíricas para a tomada de decisões. Porém esse processo não precisa ser complicado, a tecnologia também pode ser utilizada para alcançar esses objetivos e consequentemente atrair investimentos.
O ESG pode gerar uma grande oportunidade de trazer melhorias para a sociedade de forma geral, isso devido aos seus critérios que contemplam as questões sociais e ambientais. Esse fator acaba trazendo benefícios mútuos, contemplando a sustentabilidade do negócio e da sociedade em que está inserido. Além disso, a adoção dessa estratégia acaba trazendo melhorias para a imagem institucional do negócio, pois muitos investidores priorizam as empresas que possuem uma visão voltada para o futuro.
A IA pode impulsionar cada uma das esferas que contemplam o ESG demonstrando vantagens claras na sua utilização.
No contexto ambiental, a análise prescritiva pode utilizar dados, processos e algoritmos para realizar, simular e otimizar ambientes de negócio obtendo muitas informações importantes que podem auxiliar na produção de planos que minimizem os impactos ambientais existentes nos processos de produção da instituição.
Recomendados pelo LinkedIn
Já no âmbito da governança, as ferramentas analíticas permitem uma forma de reunir todo o saber técnico de uma organização e qualificar a governança do conhecimento de forma mais organizada e potencialmente mais rápida e definida.
Por último, porém não menos importante, o contexto social também é contemplado, pois o uso de tecnologias acaba muitas vezes facilitando e agilizando processos que possuem um grande impacto na sociedade.
O ESG é um fator que se manterá em alta nas estratégias empresariais, por isso é de extrema importância que as instituições se adequem a essa nova realidade. Saiba mais sobre esse tema em nosso artigo completo!
Acesse e confira o artigo completo: https://lnkd.in/daGyS2Bj