COMO OS MOSQUITOS PICAM

COMO OS MOSQUITOS PICAM

Artigo extraído do site mosquitomagnet.com

Os mosquitos são o animal mais mortífero do mundo, matando mais de 1 milhão de pessoas por ano. Essas criaturas furtivas nos mordem e voam, e nem sabemos que atacaram até a coceira começar. Às vezes eles deixam para trás um parasita mortal ou vírus. Todos nós fomos mordidos por mosquitos, alguns mais do que outros, mas nós realmente entendemos o que está acontecendo quando esta praga está nos mordendo? Os mosquitos são muito mais complexos do que a maioria das pessoas acredita. Muitas vezes chamado de uma seringa voadora, o mosquito usa sua probóscide para beber sangue de um animal despretensioso, o que parece ser uma idéia simples, mas você sabia que a probóscida é na verdade um sistema intrincado de peças diferentes?

BOCAIS DO MOSQUITO EXPLICADOS

Probóscide: (Fig. 2) A estrutura externa de alimentação do mosquito é conhecida como probóscide. Nos mosquitos esta característica é feita de várias partes diferentes. Estilete:Estilete é o termo para os aparelhos bucais que realmente penetram e penetram na pele; maxila, mandíbula, labrum, hipofaringe.

Fascicle: O termo para uma coleção de estiletes. Neste caso, é composto por: um par de maxilas, um par de mandíbulas, o labrum e a hipofaringe.

Lábio: (Fig 1. cinza) O lábio é a bainha externa da probóscide. Esta bainha se dobra quando o fascículo entra na carne da vítima.

Labella: A ponta do labium contém duas sondas sensoriais, chamadas labella, que ajudam o mosquito em sua busca por um bom lugar para morder. Esta parte, em conjunto com o lábio, também pode ser descrita como os lábios do mosquito, que permanecem fora da pele de sua presa, enquanto o fascículo é inserido sob a pele.

Maxila: (Fig. 1 Mx / vermelho) As maxilas são estruturas serrilhadas usadas para serrar a pele - você não sente a ação de serrar porque elas são tão afiadas e tão pequenas. A boca de um mosquito é uma versão alongada de uma típica boca de inseto. Em formigas, por exemplo, essa parte seria usada para mastigar as folhas.

Mandíbulas: (Fig. 1 M / verde escuro) Enquanto as maxilas trabalham para serrar a pele, as mandíbulas mantêm os tecidos separados. Imagine comer um bife: uma mão (mandíbula) está segurando o garfo, enquanto a outra mão (maxila) está usando uma faca para cortar a carne.

Labrum: (Fig. 1 azul) O labrum atua como uma sonda, procurando por um vaso sanguíneo sob a pele. Receptores no lábio podem detectar o sangue, como se seguissem um cheiro, levando-o diretamente ao vaso sanguíneo mais próximo. Depois de encontrar e perfurar um vaso, o lábio em forma de sarjeta suga o sangue com a ajuda da hipofaringe. Neste vídeo você pode ver o labrum sondando e, finalmente, encontrando um vaso sanguíneo.

Hipofaringe: (Fig. 1 verde claro) Trabalhando em conjunto com o labrum, a hipofaringe se fixa no labrum para criar uma estrutura semelhante a uma palha. A hipofaringe começa a bombear a saliva para dentro da vítima, assim que o fascículo penetra na pele para evitar a resposta imune, lubrificar a probóscide, impedir que o sangue coagule e dilate os vasos sanguíneos. Esta peça pode ser considerada como a língua do mosquito.

COMO OS MOSQUITOS TE ENCONTRAM?

As fêmeas de mosquitos estão procurando por uma refeição de sangue para formar seus ovos. A fim de detectar uma refeição de sangue adequada, as fêmeas são equipadas com estruturas especiais chamadas neurônios cpA , essas células nervosas têm um receptor que detecta dióxido de carbono e odorantes da pele, como transpiração e ácido lático. Além disso, o mosquito é atraído pelo calor e pela luz infravermelha. É a combinação de todos esses fatores que leva o mosquito a uma mordida bem-sucedida.

A MORDIDA

Uma típica picada de mosquito começa com o pouso do mosquito fêmea e sondagem com o labelo para encontrar um local perfeito. Quando ela encontrou o lugar certo para morder, ela afunda o fascículo na pele enquanto a hipofaringe expele a saliva. O labrum começa a sondar um vaso sanguíneo. Uma vez que um vaso sanguíneo é encontrado, a hipofaringe se fixa no labrum criando um tubo que puxa o sangue e preenche o abdome do mosquito. O sangue é filtrado dentro do mosquito, separando a água das células vermelhas do sangue - a água é expelida da extremidade traseira para que ela possa obter o máximo de nutrição do sangue. Este passo permite que um mosquito ingira cerca de cinco a dez vezes mais nutrientes do que teria com sangue não filtrado. Se você está pronto para assistir ao mosquito em ação, aqui está um ótimo vídeo da PBS Isso explica como esses aparelhos bucais funcionam juntos.

Curiosidade: Dentro do estômago do mosquito há um nervo que indica quando o estômago está cheio. Se esse nervo fosse desligado, o mosquito não parava de beber e explodia da pressão.

Mito Busted: Não, você não pode fazer um mosquito explodir, flexionando um músculo. A teoria é que você pode prender a probóscide em seu braço ou perna flexionando um músculo, o que impede que o mosquito saia, forçando-o a continuar bebendo até explodir. Isso absolutamente não é verdade (PDF) .

POR QUE COCEIRA

Se você nunca foi mordido por um mosquito antes, seu sistema imunológico não terá desenvolvido anticorpos dedicados a combater as substâncias químicas estrangeiras na saliva do mosquito, para que você não tenha uma coceira. No entanto, uma vez que isso tenha ocorrido, seu sistema imunológico responde à picada com histaminas destinadas a atacar e destruir as substâncias químicas estranhas deixadas pelo mosquito.As histaminas fazem com que as células nos vasos sanguíneos se afastem, fazendo com que os fluidos vazem para a pele, e esses fluidos extras causam um impacto. O inchaço desencadeia outros receptores e leva à coceira. Se mordido o suficiente, como aqueles que alimentam mosquitos em um laboratório, a resposta do sistema imunológico torna-se tão forte que você pode parar completamente de desenvolver coceiras repentinas.

TRANSMISSÃO DE DOENÇA

Não só a potente saliva do mosquito nos impede de detectar a presença do mosquito, interrompendo nossa resposta imunológica, como também a criatura inconsciente espalha doenças. Como sua saliva afina o sangue, fica mais fácil para um virion (partículas virais completas) na saliva pular em nossa corrente sanguínea e infectar nosso corpo. A malária pode chegar até o fígado dentro de 20 minutos após ser injetada em nossos sistemas.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cláudio Cortez Francisco

  • CLASSIFICADOR FISCAL DE MERCADORIAS

    CLASSIFICADOR FISCAL DE MERCADORIAS

    Esse profissional deve investir em cursos e treinamentos, muito embora a verdadeira capacitação surja apenas com o…

  • ATENDER BEM É O SEGREDO DO NEGÓCIO.

    ATENDER BEM É O SEGREDO DO NEGÓCIO.

    Empresas grandes ou mesmo pequenas, pequenos comércios estão sempre pensando em uma forma de aumentar e fidelizar a…

  • LAUDO DE CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA E FISCAL DE MERCADORIAS

    LAUDO DE CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA E FISCAL DE MERCADORIAS

    O Laudo de Classificação Técnica e Fiscal de Mercadorias é um documento técnico e fiscal que visa dar sustentação legal…

    2 comentários
  • ALERTA NAS IMPORTAÇÕES - CANAL VERMELHO - MULTAS - DIFERENÇA DE IMPOSTOS ACUMULADA POR ANOS.

    ALERTA NAS IMPORTAÇÕES - CANAL VERMELHO - MULTAS - DIFERENÇA DE IMPOSTOS ACUMULADA POR ANOS.

    Senhores importadores, muita cautela ao Classificar Mercadorias à serem importadas. Tão importante quando a qualidade e…

    1 comentário
  • O QUE É O SISTEMA HARMONIZADO (HS).

    O QUE É O SISTEMA HARMONIZADO (HS).

    O Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias geralmente chamado de "Sistema Harmonizado" ou…

  • CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS - DICAS

    CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS - DICAS

    A Classificação Fiscal de Mercadorias é cercada de muitas regras, normas, e cuidados devem ser tomados para evitar…

  • DEZ ERROS COMUNS DE PORTUGUÊS

    DEZ ERROS COMUNS DE PORTUGUÊS

    1. "Entre eu e você" O correto, segundo os especialistas, é usar "entre mim e você" ou "entre mim e ti".

  • Laudo - Laudar - Laudado

    Laudo - Laudar - Laudado

    Quem tem uma certa intimidade com Laudos, seja elaboração, leitura ou utilização, já usou ou notou o uso de expressões…

    2 comentários
  • A COMPLEXIDADE DA CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS

    A COMPLEXIDADE DA CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS

    Nesse exato momento podemos afirmar seguramente que milhares de empresas estão importando, exportando ou…

  • CURSO DE CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS

    CURSO DE CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS

    Quando você vai fazer algo onde necessite se identificar você apresenta o RG, pois esse é o documento que contém o seu…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos