Como Praticar o Autoconhecimento
O autoconhecimento nada mais é do que você ser o detetive de si. Realizar uma investigação sobre você.
É a nossa capacidade de olhar para dentro e saber quais são nossos pontos fortes, oportunidades de melhoria e quais nossos valores.
Isso acontece não como quem julga, mas como quem aceita e faz o possível para se tornar melhor a cada dia.
Significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar.
É usar o que você tem como bússola para realizar seus sonhos.
Com a prática do autoconhecimento você pode colher uma série de benefícios pessoais e profissionais. Ao investir em autoconhecimento, você entende melhor quem é, o que quer e como chegar lá. Consegue tomar decisões mais assertivas diante dos acontecimentos que ocorrem e irão ocorrer em sua vida.
Mas como começar a praticar o autoconhecimento
Existem diferentes formas para alcançar o autoconhecimento. Os monges buscam por meio do isolamento. Outros através da meditação e da ioga. E muitas pessoas encontram na metodologia de coaching uma alternativa para se conhecer melhor.
Não existe existe forma certa ou errada, melhor ou pior, somente tenha certeza que seja qual for a que você escolher ela vai exigir muita concentração, força de vontade, coragem e dedicação. O autoconhecimento não vem fácil mas tenha certeza que vale cada esforço.
Vou deixar algumas perguntas que são a porta de entrada no processo de autoconhecimento:
- O que você gosta de fazer? Por quê?
- Você possui planos para a vida?
- Quais são suas 15 qualidades mais marcantes?
- Quais seus medos?
- Quais suas oportunidades de melhoria (entenda como defeitos, não gosto de utilizar essa palavra por isso utilizo oportunidades de melhoria)?
- Você se sente feliz profissionalmente? E pessoalmente?
- Como você se vê daqui a um ano?
- Como está seu relacionamento com seus pais?
- Como está seu desenvolvimento intelectual?
- Como está sua relação com amigos?
- Você tem servido ao próximo com doações financeiras ou de tempo?
- Como está o seu casamento, noivado ou namoro?
Agora você tem uma tarefa, pegar papel e caneta para responder todas essas perguntas e dar início a sua jornada do autoconhecimento. Tire um tempo só para você ao responder essas perguntas. Procure não ter interrupções, neste momento, pois está fazendo uma análise sobre o ser mais importante do mundo: VOCÊ.
Nem todo mundo consegue promover o autoconhecimento sozinho. Por isso, contar com um profissional pode ser fundamental. Se você quer descobrir como acelerar o processo de autoconhecimento, me manda uma mensagem ou deixa um comentário e vamos bater um papo.