Como produzir aulas online com o Celular?
Como se apresentar melhor no vídeo, como explorar melhor os equipamentos que tem a mão, como aproveitar melhor o momento da gravação. Calma e relaxe, vai dar tudo certo! Foi assim que comecei o Workshop que compartilhei na última semana na Escola Dom Cipriano Chagas, que fica aqui no Rio de Janeiro.
Muitas escolas adotaram o ensino híbrido neste momento para se adequar aos protocolos de segurança e saúde contra a Covid-19. Mas sabemos que muitos professores e professoras não estavam preparados para lidar com as gravações em casa, tendo que se adaptar aos caos mundial e ainda oferecer um ensino mínimo de qualidade aos estudantes.
Lá no início da pandemia, nosso Diretor aqui na Clube Mídia, Pedro Dias, preparou uma aula incrível com dicas fáceis de como gravar com os recursos que tiver disponível. Aproveite e confira aqui embaixo:
Desse super vídeo que chamamos de Manual de Auto Gravação, preparamos um conteúdo mais resumido para apresentar ao corpo docente da escola e mostrar que é possível que a aula continue sendo dinâmica como se fosse no presencial. Enumerei aqui as 11 dicas. Vamos conferir juntos?
Dica 1 - Tenha um Roteiro básico
- Ancore os pontos, tópicos e conteúdos.
- Tenha uma pauta de temas, mesmo que seja conteúdo de aula (famoso rascunho).
- Use o material didático como base, mas tenha suas anotações rápidas em tópicos.
- Prenda a atenção do aluno logo no início com tudo que você vai abordar na aula.
Dica 2 - Escolha um bom local para gravar
- Controle de ruído externo (carro, buzina, latido, crianças) e do eco (caso o ambiente esteja muito vazio). Percebam que em estúdio existem isolamentos acústicos para evitar o barulho e também reverberar a voz. Em casa a gente se adapta como pode e tudo certo.
- Iluminação natural é ideal, mas se não tiver, tudo bem, podemos optar por luzes artificiais da casa, sempre se atentando a posição que a luz fica para não criar sombras no rosto que dificultam a visualização ou causam granulação na imagem.
Dica 3 - Conheça seu celular
- Pesquise sobre a marca do seu celular, entre na internet e dê uma olhada nas funções que ele permite e se adeque ao que é possível, sem receio. Busque as configurações do celular e joga no google.
- A maioria dos celulares já fazem imagem em 4K independente da marca e modelo. E se só tiver a função full HD também funciona perfeitamente.
- Por mais moderno que seja o celular, a câmera frontal sempre será inferior a câmera traseira em questão de qualidade de imagem. Opte pela câmera traseira.
Dica 4 - Sempre limpe a lente antes de gravar
- Por melhor que seja o celular ou câmera se a lente estiver suja causará má qualidade na imagem. Existem alguns produtos específicos para limpeza de lente sem danificar, mas na dúvida use uma flanela que não arranha.
Dica 5 - Luz Natural
- Escolha janelas com boa entrada de luz.
- Se posicione a favor da luz sempre para não causar sombras no rosto.
Dica 6 - Câmera frontal ou traseira?
- A qualidade sempre é superior na traseira.
- E no modo selfie, se olhando, involuntariamente acabamos olhando para nós mesmos, o que prejudica a fluidez do vídeo.
- Fixe o olho na lente assim naturalmente parecerá que você está de fato falando diretamente com o público.
Dica 7 - Como fixar o equipamento?
- Tripé é um equipamento profissional, mas encontramos alguns bem simples e baratos no mercado. Se for uma opção acessível é ótimo para segurar o celular.
- Caso não tenha, opte pelo famoso suporte de livros/cadernos. Coloque eles empilhados até formar a altura desejada que fique bem no enquadramento do seu busto/rosto.
- Temos também um truque artesanal com suporte de copo descartável. No manual acima o Pedro mostra como fazer. Super simples.
Dica 8 - Bom uso do áudio
- Lapela e boom são equipamentos profissionais, mas o Fone é excelente e controla muito os ruídos e deixa sua voz limpa.
- Tente esconder os fones na blusa e use poucos acessórios na roupa que podem bater e provocar interferência no áudio.
- Se posicione contra os ruídos, como por exemplo o vento, inclusive do ventilador.
Dica 9 - Possibilidades de enquadramento
- Escolha bons ângulos que favoreçam seu perfil e te deixa confortável frente as câmeras.
- Fique dentro do quadro. Se preferir marque no chão com fita para não sair do lugar e conseguir controlar até onde consegue mexer os braços e mãos sem sair da imagem.
- Evite cortar a cabeça e os braços. Ter um espaço livre no quadro para mexer as mãos e conseguir se expressar com o estudante, ou seja, mostrar uma interatividade.
Dica 10 - Teleprompter
- Há aplicativos para o celular que facilitam essa função para que você consiga ler o conteúdo enquanto grava.
- Importante ressaltar que ajuda muito, mas imprime uma maneira mais artificial de se comunicar, por isso é bom ter cautela quando usar, talvez para conteúdos mais técnicos que você precise de fato comunicar algo que não possa faltar nenhuma informação, até mesmo os detalhes.
- Precisa estar na altura dos olhos, senão fica muito artificial e o público percebe que está lendo.
Dica 11 - Criar um Thumbnail atrativo
- Figura que fica fixa no vídeo quando ele vai ser clicado nas plataformas digitais.
- Isso vale para os nomes das aulas e o conteúdo aparece de forma mais atraente.
- Escolha imagens condizentes com o conteúdo, mas que sejam atraentes. Isso vai variar de turma para turma, faixa etária, por conta das cores e o quanto precisam aprender a atenção das crianças/estudantes.
Essas foram algumas dicas. Se tiver mais alguma e queira compartilhar com todos aqui, será um prazer poder ampliar esse conteúdo. Aproveito e deixo abaixo um teaser de como foi esse primeiro workshop que ministrei para a escola. Fiquei extramemente feliz com o convite da Diretora Ana Gabriela Malta. Tive a oportunidade de reviver um pouco meu lado docente e compartilhar esse conhecimento que tenho adquirido no audiovisual.
Vamos compartilhar conhecimento e democratizar este conteúdo às escolas.